Algumas inovações no universoda medicina estética tornam o nosso corpo bem mais elegante para receber o bíquini.
Implante de glúteos
As brasileiras já se renderam há muito a esta técnica cirúrgica que permite obter um rabo muito mais torneado com o recurso a implantes de silicone. Como salienta o cirurgião plástico Dr.João Lima, do Instituto do Corpo, permite "solucionar o problema da flacidez leve à moderada, bem como a falta de projecção da região glútea"
A cirurgia tema duração de uma hora e meia, poderá ser realizada com anestesia geral, epidural ou local com sedação, sendo esta opção a mais usual. O internamento dura,aproximadamente, 24 horas. "Como a via de acesso (cicatriz) é feita de forma vertical, com aproximadamente 7 cm, no sulco interglúteo, fica imperceptíveldepois dos pontos serem retirados."
Se está a pensar que a recuperação é difícil, dado o local dos implantes, aqui ficam as boas notícias:"essa fase normalmente decorre sem dores e os pacientes podem e devem caminhar, sentar-se, ou deitar-se em qualquer posição, visto que os implantes são posicionados dentro da musculatura (glúteo máximo) e, por isso, não há posição contra-indicada no pós-operatório", explica o médico António Gomes da Silva. É apenas necessário o afastamento das actividades profissionais entre sete a dez dias. Vinte dias após a cirurgia poderá ir à praia. Estes implantes não têm um prazo de validade ou limite de tempo que exija substituição.
Carboxiterapia
Trata-se de uma das maisrecentes técnicas de tratamento à celulite realizado por médico ou com orientação médica. Infiltra-se dióxido de carbono no tecido subcutâneo (por baixo da pele) com pequenas agulhas muito finas (0,3 mm de diâmetro). Ora, o que sucede, como explica o médico Dr. António Boavida, é que "odióxido de carbono ‘mata’ as células gordas mecanicamente e provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que significa um aumento do fluxo sanguíneo nessa área e um acréscimo de oxigénio. O aumento de oxigénio é importante porque elimina o líquido produzido no intervalo das células. As células células gordas diminuem e o tecido subcutâneo fica mais firme. Este gás é inodoro, não provoca alergias e é isento de complicações.
"Não provoca dores e não há qualquer tipo de restrições para qualquer actividade. São necessárias entre 10 a 15 sessões para eliminar acelulite, cada uma com a duração de 10 a 15 minutos. Dependendo da extensão da celulite é feito um programa que pode ser de uma ou duas sessões por semana. Em geral, começam-se a ver resultados após o quinto tratamento e estes mantém-se,em média, por cinco a seis, meses dependendo d os cuidados que tiver. Este tratamento, se necessário pode ser repetido, recomendando-se que se faça duasvezes por ano.