A conceituada marca
Siemens divulga os resultados de inquéritos realizados a 4000 mulheres de oito países diferentes, com idades compreendidas entre os 25 e 65 anos. O grande objetivo foi perceber
quais são as experiências das mulheres no que respeita aos exames de rastreio do cancro da mama, o seu conhecimento geral sobre o assunto, nomeadamente, a deteção precoce da doença e a fiabilidade das fontes de informação foram os principais focos deste estudo.
Sendo o cancro da mama o que maior taxa de incidência tem em Portugal, revela-se pertinente a decisão de alargar a iniciativa a Portugal, sendo que, posteriormente, os resultados nacionais serão divulgados em Maio de 2011.
" Estima-se que u
ma em cada 11 mulheres em Portugal irá ter cancro da mama ao longo da sua vida. Apesar deste elevado número, existe um défice de conhecimento sobre a doença e, principalmente, sobre os meios de detecção disponíveis",
refere João Seabra, Director-geral do sector Healthcare da Siemens em Portugal. "O objectivo deste estudo passa por aumentar a sensibilização e conhecimento desta doença, para que as mulheres saibam como proceder da forma mais adequada para a sua detecção precoce", conclui.
Em Outubro de 2010, mês internacional da Consciência do Cancro da Mama, a
Siemens iniciou uma campanha mundial para aumentar a consciência pública sobre o cancro da mama, num momento em que se sabe que cerca de 90 % dos cancros da mama são curáveis, se forem detetados a tempo e tratados corretamente.
Concretamente sobre o estudo, pôde perceber-se que a maioria das respostas – uma média de 82% – considera a deteção precoce como muito importante. E cerca de um terço das mulheres inquiridas disse não ter qualquer receio que as leve a não procurar fazer rastreios ao cancro da mama.
Relativamente à fiabilidade de informação, as mulheres na Alemanha (89%), Áustria (95%) e Brasil (73%) consideram o seu ginecologista a fonte de informação mais fiável, no que diz respeito ao rastreio do cancro da mama. Também o médico de família foi frequentemente mencionado. Em oposição, as mulheres suecas preferem obter informações em centros de informação públicos ou agências governamentais.
Com base nos resultados do inquérito, a Siemens planeia preparar material informativo sobre o rastreio de cancro da mama, que apoie os médicos na instrução das suas pacientes e na sensibilização para a doença.
Para saber mais detalhes sobre os resultados do estudo, visite:
www.siemens.com/presse/breastcare-survey