Tatuadas ou feitas com produtos de maquilhagem, as sardas têm dominado o mundo das tendências de beleza. Até quem não gostava das suas começou a deixá-las à vista. Um processo de aceitação que foi impulsionado com a entrada de Meghan na família real.
A maquilhagem – ou falta dela – usada pela duquesa de Sussex, que mostra as suas sardas, criou uma espécie de movimento por todo o mundo.
“A Meghan Markle e as suas bonitas sardas elevam-me a confiança para usar a menor quantidade de maquilhagem possível“, “Um modelo no que toca a beleza natural“, “Quero apenas dizer que irei aceitar as minhas sardas o verão inteiro, já que a Meghan não disfarçou as dela. Adorei” ou “A Meghan Markle é fantástica. Adoro-a. Ela não deixa que os media disfarçem as suas sardas e faz questão que a sua maquilhagem seja o mais natural possível. A cara dela é a cara DELA“, foram alguns dos comentários feitos acerca do visual da mulher de Harry no dia do casamento.
Mas não só de maquilhagem e sardas naturais é feita esta moda. Agora, várias pessoas têm aderido às tatuagens. Através de pequenas punções na pele, na zona das bochechas e nariz, alguns artistas conseguem um efeito natural. “Como é na cara, é importante que se faça a devida pesquisa e se encontrem tatuadores que mostrem o respetivo portfólio e trabalhos sarados. Mesmo que seja ‘semi permanente’, há riscos, como ‘picar’ demasiado fundo ou não usar a tinta apropriada“, refere a artista Gabrielle Rainbow.
Estas micro punções deixam, inicialmente, o rosto inchado e vermelho, e adquirem uma tonalidade negra que, com o tempo se vai esvanecendo, tornando-se mais natural. Por norma, duram cerca de dois anos.
Uma outra versão destas pequenas manchas tatuadas – e que também se está a tornar viral – são as AstroFrecks (AstroSardas). A artista Jessica Knapik partilha, na sua página de Instagram, os trabalhos que vai fazendo, incluindo aqueles que mostram esta recente tendência. Muitos procuram significados ocultos para as suas tatuagens, e que melhor maneira de o fazer que desenhar, através de pontinhos semelhantes a sardas, a constelação associada ao respetivo signo solar?