A OPI está a celebrar 40 anos de existência. A marca, cujo nome original é Odontorium Products Inc., foi fundada em 1981, pelas mãos de George Schaeffer, e reinventada em 1982, graças a Suzi Weiss-Fischman.
Ele, com uma pequena empresa dedicada a produtos de Odontologia sem muito sucesso, passou a vender de porta em porta na América os químicos para as manicuras realizarem os trabalhos, criando assim uma nova oportunidade, e contratou mais químicos para se especializar. Ela, considerada a “Dama das Unhas”, fez um brilhante trabalho ao lado de George e, juntos, decidiram lançar o primeiro verniz OPI Nail Lacquer, começando assim a expansão no setor no início dos anos 1980. No final dessa década, a OPI foi a primeira marca de vernizes a atribuir nomes às cores, sempre inspirada em algum acontecimento, sentimento ou emoção, e marcou assim uma nova era para a manicura.
Num marco tão especial como o 40.º aniversário, nasce uma coleção que presta homenagem ao lugar onde em tudo começou: Los Angeles Uma cidade glamorosa – ou não tivesse a essência da velha guarda da indústria do entretenimento – e, atualmente, um pouco mais rebelde, que empresta essas características à Hollywood Collection. A propósito deste lançamento, estivemos à conversa com Inês Lóios, Education Consultant Iberia da OPI, sobre as novidades e, claro, tudo o que diz respeito a unhas.
O que podemos esperar da Hollywood Collection?
Trata-se de uma coleção de primavera/verão inspirada nos tons dos anos 80 mas, ao mesmo tempo, atual e que veio para reavivar memórias.
A coleção divide-se em três subcategorias. O que pode dizer-nos sobre cada uma delas?
Geralmente, as nossas coleções dividem-se em três categorias, com mais de 160 cores disponíveis e transversais. Falamos do icónico Nail Lacquer, do Infinite Shine, que revolucionou o mercado com a sua tecnologia ProStay (uma patente de oligómeros que promove maior aderência) e, por fim, do Gel Color, que permite um serviço mais duradouro e mantém o brilho por mais tempo nas unhas, sem agredir nos processos de aplicação e remoção, graças à fórmula exclusiva de 100% gel.
E quanto às fórmulas?
Hoje em dia, as fórmulas químicas são o que mais deve preocupar o consumidor. No nosso caso, os nossos vernizes Nail Lacquer são “3 Free”, porque retirámos o DBP (Dibutilftalato), um plastificante usado em alguns cosméticos e que será um disruptor endócrino. Outros dos componentes habitualmente presentes em vernizes e que são altamente prejudiciais são os Toluenos e o Formaldeído. Os primeiros, mais conhecidos como um tipo de cola ou resina solvente, são facilmente absorvidos pelos pulmões e pode provocar problemas respiratórios. O Formaldeído aumenta o risco de cancro nas vias respiratórias.
A nossa gama Infinite Shine considera-se “5 Free” porque, para além de não conter os elementos já referidos, não tem as Resinas de Formaldeído e a Cânfora, que em excesso também se tornam tóxicas.
Este lançamento representa um regresso às origens?
Sim. Podemos dizer que esta nova coleção veio aquecer os nossos corações com boas recordações, especialmente numa altura em que o mundo encara o futuro muito a medo. Ela traz-nos um lado mais irreverente e, em simultâneo, glamoroso, relembrando a história da marca com cores muito diversificadas e que, por isso, se adaptam a todos os estilos.
A nível de cores, quais são as grandes tendências para a primavera?
Sem dúvida que esta primavera chegou e vai arrasar! Talvez não se possa definir uma ou duas cores como tendência, mas sim perceber que as pessoas estão a mudar e que “personalizar” é a palavra de ordem.
E no que toca a formatos e designs, em 2021, menos é mais?
Os formatos também são algo muito pessoal… mudar é positivo; é bom porque significa evolução. No entanto, quando falamos de estilos, acredito que envolve muito mais do que apenas tendências. É algo que deve respeitar personalidades e assentar como uma luva. Assim sendo, ainda me mantenho fiel ao que tenho vindo a apregoar ao longo da minha experiência: olhar sempre ao formato da mão, unha e conforto para a cliente.
Num ano em que a máscara social continua a ser regra, as unhas assumem ainda mais protagonismo como uma forma de autoexpressão?
Sem dúvida! Entendo mesmo que é a melhor autoexpressão na atualidade, porque nós comunicamos com a boca e com o corpo. Tapando a boca restam-nos as mãos para assumir esse papel.
Quais são os principais cuidados a ter com as unhas em casa (e com que periodicidade)?
Podemos enumerar vários cuidados, mas sabemos de antemão que é difícil cumpri-los. Se conseguirmos três passos que acredito serem fundamentais, vamos contribuir muito para a saúde das nossas unhas: eleger bons produtos, como uma Base Nail Envy, limar o comprimento da unha natural com uma lima adequada e não remover de forma inadequada os produtos aplicados pelos profissionais.
Ao longo de 2021, a marca também está a celebrar as suas cores mais icónicas. Qual é o seu top 3 de opções mais universais?
Sim, celebramos os nossos 40 anos com os 40 tons mais elegidos desde sempre. Mas para mim, o meu top 3 de icónicos são: I’m Not Really a Waitress, Don’t Bossa Nova Me Around e Lincoln Park After Dark, com três prémios ganhos em 2006, 2009 e 2011.
I’m Not Really a Waitress Don’t Bossa Nova Me Around Lincoln Park After Dark
O que faz da OPI uma marca tão bem posicionada na cultura popular?
Acho que isso se deve à paixão que lhe dedicamos! Desde sempre, é a marca mais desejada pelos consumidores e conseguimos proporcionar uma qualidade de excelência. Criamos tendências, o que leva aos consumidores a confiarem em OPI.