Nada como conhecer a fundo o estado da pele, para saber o que ela precisa em cada momento e antecipar a sua evolução, para ajudar a prevenir e retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento. Para fazer uma análise mais detalhada do que a simples observação, a Lancôme desenvolveu um aparelho de diagnóstico, o Skin Screen, disponível no balcão da marca no El Corte Inglés, que em poucos minutos dá a ficha completa do que se passa na pele, ao momento: desde o nível de hidratação até ao grau de flacidez, passando pelas manchas que ainda não estão visíveis a olho nu.
Para saber mais sobre este disgnóstico de alta precisão, falámos com Sofia Cunha, Training Manager da Lancôme.
O que é o Skin Screen e como funciona?
É uma ferramenta de diagnóstico inovadora, baseada em 20 anos de pesquisa e inteligência artificial, que combina tecnologia de luz tripolar e algoritmos avançados para medir os 12 principais parâmetros clínicos da pele. Esse diagnóstico permite que os Conselheiros de Beleza Lancôme recomendem soluções e rotinas de cuidados da pele verdadeiramente personalizadas.
O Skin Screen tira uma foto frontal (0°) e duas laterais (33° à esquerda e 33° à direita) padronizadas e calibradas. O design ergonómico da máquina e, em particular, a auto-rotação, permitem uma comutação rápida e precisa entre frontal e lateral, sem necessidade de deslocação da cliente.
Quais são as vantagens de fazer um diagnóstico desta forma, versus o diagnóstico tradicional feito por observação pela conselheira?
O diagnóstico é sempre feito pela conselheira de beleza, que é quem analisa os parâmetros medidos pelo Skin Screen para fazer a leitura e explicação à cliente. A vantagem de se realizar o diagnóstico desta forma é a possibilidade de visualizar parâmetros de pele que a olho nu não seria possível não são visíveis.
Qual é a importância do diagnóstico para o aconselhamento de uma rotina de cuidados da pele?
O diagnóstico é sempre fundamental. Sem ele não conseguimos ter uma rotina adaptada às necessidades de cada pele em cada momento. A pele é um órgão e cada pessoa tem especificidades únicas à sua pele, que quer equilibrar, melhorar ou mesmo manter. Para sabermos que rotina usar, convém sempre entender quais são as necessidades da nossa pele, algo que nem sempre é tão fácil de identificar apenas com a sensação que temos e a nossa análise. Vou dar um exemplo: a sensação de pele seca nem sempre indica secura ou falta de lípidos, pode ser consequência de uma pele desidratada que necessita de maior hidratação.
Como especialista, quais são os gestos mesmo imprescindíves para ter e manter uma boa pele?
Imprescindíveis são mesmo os grandes três: limpar, hidratar e proteger. Limpar de manhã e à noite, hidratar para repor os níveis de hidratação da pele e proteger com proteção solar. Não há cuidado de pele que seja realmente eficaz se não tivermos como rotina proteger a nossa pele dos danos provocados pelos raios UV, os grandes responsáveis pelo envelhecimento acelerado e prematuro.
E deve-se mudar de rotina de cuidados de beleza em função da estação do ano?
Se houver necessidade disso, sim. Regra geral as mudanças de estação trazem com elas mudanças climáticas que requerem sempre uma adaptação da pele. É uma altura em que devido a estas alterações, a própria barreira cutânea pode ficar mais comprometida. É importante sentir como está a pele, no verão pode ficar mais oleosa e no inverno desidratar mais pelo frio, mas isso depende sempre de cada pele, não é exatamente igual em todas. Nesse sentido é importante adaptar a rotina e a textura dos próprios produtos para as necessidades que a pele pode ter naquela estação específica.
Que rotinas de cuidados básicos da pele aconselharia para cada idade?
As rotinas base são sempre as mesmas: limpar, hidratar e proteger. Depois a especificidade de cada idade poderá estar relacionada com mais hidratação e purificação numa pele mais jovem, cuidados para melhorar a firmeza, rugas e manchas numa pele com mais idade, mas depende sempre das necessidades da própria pele. Daí ser fundamental o diagnóstico e o conselho personalizado para cada pessoa.