@rosiehw

Numa sociedade consumista que nos parece cada vez mais fascinada pela exibição de bens materiais, há uma tendência que se destaca: Quiet Luxury (luxo silencioso, ou discreto, em tradução livre). Começou como tendência de moda, mas rapidamente escalou para um estilo de vida: um novo paradigma, que defende que não temos de ser vistosos para exalar luxo. Pelo contrário!O conceito inundou os nossos feeds e começou a fazer parte do nosso léxico muito pelo sucesso da série ‘Succession’, da HBO. Apesar de não ter um apelo óbvio no que à moda diz respeito, deixou os fãs obcecados pelos figurinos. Dos interiores minimalistas e elegantes aos fatos impecavelmente sob medida, a série tornou-se símbolo de riqueza e sofisticação. Uma abordagem mais contida ao luxo, onde primam peças sóbrias, clássicas e discretas, como um código que só as pessoas do mesmo círculo social reconhecem. Sem logomania, nem ostentação. Foi um pulinho até que este conceito se tornasse transversal e se começasse a fazer notar também no mundo da beleza. E quando a modelo norte-americana Sofia Richie se casou, com um coque elegante e uma maquilhagem natural, quase impercetível, não se falava noutra coisa. “O Quiet Luxury é mais um termo que se colocou na moda, mas que sempre existiu”, começa por esclarecer uma das grandes especialistas do setor de luxo em Portugal, Mónica Seabra Mendes. “Quiet Luxury é uma dimensão do luxo, como também o é o luxo estatutário e de ostentação”, que seria a antítese do anterior, ali no limite entre o exibicionismo e a vaidade. “Ambos definem o luxo e o seu consumidor.”

QUANTIFICAR O LUXO

Segundo Mónica Seabra Mendes, quando falamos do consumo de luxo, existem duas grandes dimensões: a dimensão pessoal e a dimensão social. Na primeira, o consumidor procura uma relação íntima com o produto e/ou serviço, em busca de prazer, conforto e bem-estar, estabelecendo uma relação sensorial e profunda. “É o produto e o prazer que este proporciona que importam.” Na dimensão social, é sobretudo a marca que ajuda a evidenciar um estatuto e uma relevância sociais, numa procura pela aprovação do outro através do que se consome e experiencia. “Estamos no campo da representação social. Utilizamos o luxo como um soft power, uma vantagem competitiva.”

O LUXO NA BELEZA

Mónica considera o consumo de cosmética muito ligado ao prazer que determinado produto proporciona, a um momento de intimidade e, por isso, à dimensão pessoal do luxo. Até porque se a abordagem do Quiet Luxury fosse literal, quando aplicada à beleza, não faria muito sentido: qualquer luxo, associado aos cuidados da pele, é silencioso. Não é como se tivéssemos o nome das marcas dos produtos que usamos estampado na testa. O que temos – na testa e no rosto todo – é a qualidade da nossa pele, e é sobre esse silêncio que o luxo fala. Quiet Luxury ou, neste caso, Quiet Beauty (beleza silenciosa, em português) é a tendência que vê os cuidados da pele como um investimento. E ainda que o preço de um cosmético não seja obrigatoriamente proporcional à sua qualidade, o luxo é. E o luxo da harmonia entre a precisão científica e elegância sensorial é o ex-líbris desta tendência.O consumidor está cada vez mais informado e, como consequência, mais exigente. Também por isso, está disposto a pagar mais, na expectativa de melhores resultados. Em 2021, o tamanho global do mercado de beleza de luxo foi de aproximadamente 65 mil milhões de euros. Até 2031, o mercado deve atingir os 137 mil milhões, avança um estudo da Business Research Insights.O luxo, nos cuidados da pele, é definido pela qualidade e origem dos ingredientes, bem como pela experiência sensorial, em vez de embalagens chamativas ou rotinas demasiado complexas, cheias de produtos que ‘estão na moda’. Assim como o Quiet Luxury, a Quiet Beauty foca-se na qualidade e na simplicidade dos produtos, só não no seu armário, mas no seu nécessaire.

A ILUSÃO DE NÃO USAR NADA

Na maquilhagem, espera-se que a tendência Quiet beauty popularize ainda mais a maquilhagem minimalista, que enfatiza a saúde da pele e uma aparência natural. Depois de uma era marcada por bases de alta cobertura, contornos pesados e lábios exageradamente delineados, o resultado quer-se mais discreto, polido e luminoso, como evidência de uma preferência por conforto, confiança e, sejamos honestas, uma rotina de cuidados da pele em dia.

NATURALIDADE AO VENTO

Também no mundo dos cabelos esta tendência deixa a sua marca. Na Quiet beauty os fios são sempre saudáveis, exalam vitalidade e brilho. Os cortes de cabelo são simples e clássicos, com linhas certas e camadas mínimas, as suficientes para realçar a textura e o movimento naturais. Em vez de cores ousadas ou dramáticas, o foco está nos aprimoramentos com tons subtis, para trazer profundidade e emoldurar o rosto. Para isso, contamos com técnicas que incluem madeixas em sítios estratégicos, com reflexos naturais, que se misturam perfeitamente com a cor base do cabelo.

TENDÊNCIA OU REALIDADE

O Quiet Luxury “não é seguramente uma tendência, pois sempre existiu e materializa-se sim numa forma de estar e de viver”, garante Mónica Seabra Mendes. Existem momentos na nossa vida, nomeadamente na adolescência – quando temos uma grande necessidade de pertença à tribo – e no início da nossa carreira profissional – quando queremos mostrar o nosso sucesso –, em que fazemos tudo o que possa traduzir aquilo que queremos mostrar de nós. “Os objetos de luxo, pelo seu carácter simbólico, consubstanciam, na perfeição, esse código social que queremos que os demais descodifiquem.” E não há juízos de valor sobre esta questão, tranquiliza a especialista: “Somos todos seres eminentemente sociais e já todos passámos pela necessidade de validação e pela necessidade de reconhecimento.”

O Quiet Luxury pode ser visto como uma “consequência do nosso desenvolvimento pessoal”. Quanto menos precisarmos de validação social, menos necessidade sentimos de evidenciar o nosso estatuto através de objetos e estilo de vida, ostentando grandes peças de marca e testando todo e cada novo produto de beleza, só porque sim.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Peugeot e-408, o familiar com look desportivo já pode ser encomendado

Peugeot e-408, o familiar com look desportivo já pode ser encomendado

A Maior Lição do Mundo

A Maior Lição do Mundo

Georgina Rodriguez é o novo rosto de uma campanha de moda

Georgina Rodriguez é o novo rosto de uma campanha de moda

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1649

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1649

Porque é que a seguir a grandes incêndios aumenta o risco de inundações com grandes chuvadas

Porque é que a seguir a grandes incêndios aumenta o risco de inundações com grandes chuvadas

Desfile de famosas na apresentação da coleção de Louis Vuitton

Desfile de famosas na apresentação da coleção de Louis Vuitton

Suplementos para as

Suplementos para as "boas bactérias": sim ou não?

O elogio do deslumbramento

O elogio do deslumbramento

Quatro infeções comuns que podem causar cancro

Quatro infeções comuns que podem causar cancro

VOLT Live: os 100% elétricos lideraram as vendas em setembro

VOLT Live: os 100% elétricos lideraram as vendas em setembro

O escritor possuído

O escritor possuído

O programa de fim de semana preferido de Mafalda Castro e Rui Simões

O programa de fim de semana preferido de Mafalda Castro e Rui Simões

Manuel Luís Goucha dá susto em Cláudio Ramos em direto

Manuel Luís Goucha dá susto em Cláudio Ramos em direto

Em “A Promessa”: António embebeda-se e vinga-se de Helena

Em “A Promessa”: António embebeda-se e vinga-se de Helena

Vestir a casa a rigor

Vestir a casa a rigor

A era das Megaempresas na EXAME de Outubro

A era das Megaempresas na EXAME de Outubro

Há mais um hotel de luxo no Norte de Portugal

Há mais um hotel de luxo no Norte de Portugal

Douro aterra em Bruxelas para se posicionar como espaço de cibersegurança

Douro aterra em Bruxelas para se posicionar como espaço de cibersegurança

Um Tarrafal saído de uma caixa do sapatos

Um Tarrafal saído de uma caixa do sapatos

Como dar a voz para o novo filme de animação

Como dar a voz para o novo filme de animação "Robot Selvagem" obrigou a atriz Lupita Nyong'o a ficar em silêncio durante três meses

Marca pessoal: a chave para quebrar o teto de vidro

Marca pessoal: a chave para quebrar o teto de vidro

Samsung pede desculpa pela

Samsung pede desculpa pela "crise" que está a atravessar, depois de lucrar 6,8 mil milhões de dólares em três meses

Palavra de profissional: a prática material do designer Jamie Wolfond

Palavra de profissional: a prática material do designer Jamie Wolfond

Celebridades que viram os seus vídeos íntimos na Internet

Celebridades que viram os seus vídeos íntimos na Internet

Como a capacidade de adaptação das plantas à seca espantou os cientistas

Como a capacidade de adaptação das plantas à seca espantou os cientistas

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Criador do iPod e do iPhone está a viver em Portugal. E tem um recado para os portugueses

Criador do iPod e do iPhone está a viver em Portugal. E tem um recado para os portugueses

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Festival CineEco, em Seia: 30 anos a olhar o futuro do Planeta

Festival CineEco, em Seia: 30 anos a olhar o futuro do Planeta

AlphaFold2 vale Nobel da Química a cientistas da Google

AlphaFold2 vale Nobel da Química a cientistas da Google

Nova ID. Buzz: cresce em tudo, mas o preço desce

Nova ID. Buzz: cresce em tudo, mas o preço desce

Em “Cacau”: Valdemar espanca Marco e obriga-o a desistir do bebé

Em “Cacau”: Valdemar espanca Marco e obriga-o a desistir do bebé

21 de setembro de 1761: O que aconteceu neste dia?

21 de setembro de 1761: O que aconteceu neste dia?

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Almofadas para o outono

Almofadas para o outono

12 novos livros em português, de Baltasar Nunes a José Eduardo Agualusa

12 novos livros em português, de Baltasar Nunes a José Eduardo Agualusa

Kelly Bailey e Lourenço Ortigão divertem-se com Vicente Blue num fim de semana inesquecível

Kelly Bailey e Lourenço Ortigão divertem-se com Vicente Blue num fim de semana inesquecível

Adobe prepara ferramentas para assinatura de obras digitais

Adobe prepara ferramentas para assinatura de obras digitais

Os alfaiates de violinos

Os alfaiates de violinos

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Victor Ambros e Gary Ruvkun são os vencedores do Nobel da Medicina

Victor Ambros e Gary Ruvkun são os vencedores do Nobel da Medicina

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Sinais vitais da Terra mostram nova fase

Sinais vitais da Terra mostram nova fase "crítica e imprevisível"

Mary da Dinamarca recupera vestido que usou na coroação de Carlos III

Mary da Dinamarca recupera vestido que usou na coroação de Carlos III

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites