A antiga manequim e primeira-dama francesa Carla Bruni recorreu às redes sociais para alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama. E fê-lo, partilhando a sua história pessoal
“Há quatro anos fui diagnosticada com um cancro de mama. Cirurgia, radioterapia, hormonoterapia, percorri o caminho habitual para tratar este tipo de cancro. Mas tive sorte porque o meu cancro ainda não estava no estado agressivo. Porque é que este cancro não era agressivo’ Porque não teve tempo de se desenvolver. porque todos os anos, na mesma altura, eu faço uma mamografia. Se não tivesse feito este exame todos os anos, hoje já não teria seio esquerdo”, revelou nm conjunto de cartazes partilhados em vídeo.
“Se faço este post não é para vos dar detalhes da minha saúde. Isso repugna-me e hesitei muito antes de falar. Não, se faço esta publicação hoje é simplesmente para vos passar uma única mensagem. Mas uma mensagem fundamental para todas as mulheres que me vão ler: façam as vossas mamografias todos os anos”, explicou a mulher do antigo presidente de França, Nicolás Sarkozy.
Este anúncio tem especial importância porque neste mês assinala-se o Outubro Rosa, um movimento que nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado e que tem como objetivo consciencializar as mulheres para a importância de os exames de prevenção como o auto-exame da mama, a ecografia mamária e a mamografia.