Se lhe perguntarmos qual é o sorriso mais bonito e caloroso do cinema, não demorará muito a chegar a Julia Roberts. Provavelmente acertará à primeira. A atriz norte-americana tem qualquer coisa de luminoso, uma energia positiva, uma alegria contagiante que não é fácil de encontrar – dentro ou fora do grande ecrã. Há uma empatia, uma generosidade e uma simplicidade na forma como ela se relaciona com as pessoas: atributos que a elevam ao estatuto de atriz icónica. Julia Roberts tem um misto de simpatia e star quality que é uma verdadeira raridade, algo que, se pensarmos bem, podemos encontrar em muito poucas celebridades. É um je ne sais quoi que não se inventa e que atrai os olhares para ela como as mariposas para a luz. É por tudo isto que a Chopard, marca suíça de joalharia e relojoaria, escolheu a atriz para sua nova musa. Juntas vão celebrar o Dia Internacional da Felicidade com a campanha Chopard Loves Cinema. Um match feito no céu.

Desde 1860 que a Chopard nos habituou ao melhor. As mais bonitas jóias aliadas aos mais virtuosos relógios. Que decida aliar-se a Julia Roberts, faz, portanto, todo o sentido. Esta é, na verdade, uma relação que já vem de trás: desde 2021 que a atriz é o rosto das coleções Happy Sport e Happy Diamonds. Julia Roberts é agora a embaixadora global da Chopard, tornando-se musa de todas as coleções femininas de relógios e jóias da marca. É para celebrar este vínculo especial que a Chopard e a Julia Roberts decidiram combinar o seu amor mútuo pelo cinema. E a felicidade é a linha com que se cosem todos os elementos.

A copresidente e diretora artística da Chopard, Caroline Scheufele, partilha mais detalhes: “Depois da nossa campanha Happy Diamonds, realizada por Xavier Dolan, em 2021, que apresentou uma hipnótica e rodopiante Julia Roberts, representando a pura, imediata e comunicativa felicidade que está no âmago do espírito da Chopard, esta nova série amplia o espectro do impulso inicial. Revelamos uma nova faceta da nossa identidade, o Feel-Good vibe: a autoconfiança incutida pelas jóias e relógios Chopard a reverberar no ar, infundindo todo o universo em redor com energia positiva”.

A campanha Chopard Loves Cinema foi idealizada pelo realizador James Gray e consiste em 12 videoclips que serão divulgados ao longo dos próximos meses, nos quais Gray captura a audácia, jovialidade e humanidade que fazem de Julia Roberts um ícone contemporâneo. O primeiro clip, como não podia deixar de ser, será lançado no dia 20 de Março: o Dia Internacional da Felicidade. Estes filmes serão acompanhados por uma campanha publicitária com imagens do fotógrafo Alasdair McLellan.

A magia do backstage

Nesta campanha, a Chopard brinca com o nosso imaginário. Afinal quem é que nunca sonhou poder estar no backstage de um filme de Hollywood? Pois é isso mesmo que a Chopard decidiu oferecer-nos. E James Gray será o nosso guia. Nesta incursão secreta, o realizador vai mostrar-nos lampejos do que se passa por detrás das câmaras ou quando estas estão desligadas. Vamos poder ver, por exemplo, Julia Roberts a brincar fora de cena, espalhando alegria e diversão. Ela faz tricot enquanto espera, tem sempre algo de bom para dizer sobre toda a gente, calça uns ténis confortáveis debaixo de longos e glamorosos vestidos (shhhhh, é segredo…), “rouba” a câmara e faz ela própria as filmagens, interrompe os ensaios para fazer festas à sua cadela Myrtle, que salta para o seu colo… Uma animação! São 12 episódios que prometem divertir e enternecer-nos em igual medida e, talvez mais importante que tudo, incentivar-nos a encontrar (e a espalhar!) a felicidade nas nossas vidas.

Julia Roberts lança-se, de corpo e alma, neste jogo entre guião e improvisação e recorda, por exemplo, a sua melhor memória do Festival de Cannes, com a Chopard, em 2016: “A primeira vez que lá fui estava atrasada e corri pelos corredores ao mesmo tempo que alguém me ia cosendo dentro do vestido. Fomos todos correndo até ao elevador com o vestido a ser cosido até ao último instante. Nesse momento pensei: ‘Isto é um clássico’. Foi um momento “Cannes”-Do [trocadilho com o termo inglês can do].”

Adornada com as suas jóias Chopard, que ela seleciona e usa como talismãs, e aproveitando o boost de confiança que elas lhe inspiram, Julia Roberts traz a sua magia para o cenário desta campanha. É que fazer um filme é, acima de tudo, fazer com que todos se sintam bem e reconhecidos e garantir que ninguém se sente posto de parte. E a atriz norte-americana é exímia nisso.

Prova disso mesmo são as palavras que o realizador partilha sobre ela: “A Julia Roberts é uma coisa rara: uma genuína estrela de cinema. E acontece que também é uma pessoa com um tremendo sentido de humor sobre tudo o que isso implica. De alguma forma, conseguiu que o seu status lendário não lhe subisse à cabeça. Agarro sempre qualquer oportunidade de trabalhar com ela. Somos compinchas e nutrimos verdadeiro respeito e afeto um pelo outro. Sempre que a consigo fazer rir, considero que o meu dia está feito. E é sempre um prazer trabalhar com ela, quanto mais não seja porque a câmara é tão fã da Julia quanto eu! Tanto a Julia quanto a Chopard incorporam um verdadeiro sentimento de felicidade. Esta campanha foi, para mim, uma oportunidade maravilhosa.”

Vencedor de diversos prémios internacionais, James Gray – que já teve cinco filmes selecionados para o Festival de Cannes – sempre colocou as relações humanas como tema central dos temas que abordou no seu cinema: começando por Little Odessa, a sua primeira longa metragem que imediatamente se tornou um filme de culto, passando por The Immigrant, sem esquecer o mais recente, Armageddon Time, apresentado na edição do ano passado do Festival de Cannes. James Gray está empenhado em expressar a dor do tempo que passa, o que deve ser deixado para trás e o que vale a pena guardar no fugaz tecido da memória.

Quanto à fotografia, para além de Alasdair McLellan, que fez o shot publicitário, a Chopard convidou também Greg Williams, especialista em backstage, para imortalizar o making of desta campanha toda ela baseada num jogo de bastidores. Williams é um ex-repórter fotográfico que ganhou fama na indústria cinematográfica graças à candura que emana dos seus retratos das estrelas, sinónimo, ao mesmo tempo de sinceridade, abertura, simplicidade e glamour. Perfeito, portanto, para retratar Julia Roberts. Ao capturar a espontaneidade da actriz em acção, Williams explica o seguinte: “Ando, frequentemente, à procura da alegria e tento criar uma experiência alegre. Trabalhar em estreita colaboração com a Julia nesta campanha foi, em muitos aspectos, a tarefa perfeita porque ela é uma pessoa imensamente alegre”.

E Julia Roberts confirma: “Para mim, todos os dias são o Dia Internacional da Felicidade.”

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Wine Corner by José Maria da Fonseca: Na nova carta de verão há Sado e Arrábida à mesa

Wine Corner by José Maria da Fonseca: Na nova carta de verão há Sado e Arrábida à mesa

Catarina Vassalo: “Mostrei-lhes que com dedicação tudo se consegue”

Catarina Vassalo: “Mostrei-lhes que com dedicação tudo se consegue”

CARAS Decoração de junho: uma edição cheia de energia positiva

CARAS Decoração de junho: uma edição cheia de energia positiva

JL 1371

JL 1371

Internamentos sociais aumentam 60% e ocupam 1.675 camas nos hospitais

Internamentos sociais aumentam 60% e ocupam 1.675 camas nos hospitais

Portugal, 24 de abril: como era o País nas vésperas da revolução

Portugal, 24 de abril: como era o País nas vésperas da revolução

Como Cristina Ferreira marcou presença no aniversário de Maria sem lá estar

Como Cristina Ferreira marcou presença no aniversário de Maria sem lá estar

Presidente da associação de médicos de saúde pública admite candidatar-se a diretor-geral da Saúde

Presidente da associação de médicos de saúde pública admite candidatar-se a diretor-geral da Saúde

Conjuntos: 18 ideias para conjugar peças nos meses quentes

Conjuntos: 18 ideias para conjugar peças nos meses quentes

Nvidia mostra modelo generativo que cria objetos 3D a partir de vídeos 2D

Nvidia mostra modelo generativo que cria objetos 3D a partir de vídeos 2D

Álvaro Covões na capa da EXAME de Junho

Álvaro Covões na capa da EXAME de Junho

«Unidos Venceremos!»: Sindicatos e greves do marcelismo são tema de exposição no Beato e no Barreiro

«Unidos Venceremos!»: Sindicatos e greves do marcelismo são tema de exposição no Beato e no Barreiro

VISÃO Júnior de junho de 2023

VISÃO Júnior de junho de 2023

Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real sob aviso laranja de precipitação

Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real sob aviso laranja de precipitação

Ângelo Rodrigues guardou tudo o que tinha num contentor:

Ângelo Rodrigues guardou tudo o que tinha num contentor: "não tenciono ir buscá-los"

Dia da Criança: 12 ideias para comemorar em família

Dia da Criança: 12 ideias para comemorar em família

Letizia surpreende com

Letizia surpreende com "look" colorido no dia Mundial da Cruz Vermelha

Curious Cotton: quando a moda entra no bem-estar emocional

Curious Cotton: quando a moda entra no bem-estar emocional

Johnny Depp obrigado a cancelar todos os seus compromissos

Johnny Depp obrigado a cancelar todos os seus compromissos

Casa Dentro: visita guiada à Sá Aranha & Vasconcelos

Casa Dentro: visita guiada à Sá Aranha & Vasconcelos

Jornalistas da EXAME vencem Prémio Jornalismo Que Marca 2022

Jornalistas da EXAME vencem Prémio Jornalismo Que Marca 2022

15 Arraiais em Lisboa, para bailar e petiscar nestes Santos Populares

15 Arraiais em Lisboa, para bailar e petiscar nestes Santos Populares

“As pessoas não abandonam as empresas, abandonam os líderes”

“As pessoas não abandonam as empresas, abandonam os líderes”

EXCLUSIVO - Joana Diniz revela resultado da cirurgia estética: “Estou pronta para o verão”- Veja o vídeo!

EXCLUSIVO - Joana Diniz revela resultado da cirurgia estética: “Estou pronta para o verão”- Veja o vídeo!

A nova epidemia do

A nova epidemia do "burnout": Causas, mitos e soluções

Serralves em Festa: O que não pode perder no festival que dura 50 horas sem parar

Serralves em Festa: O que não pode perder no festival que dura 50 horas sem parar

Governo restringe uso da água no sotavento algarvio

Governo restringe uso da água no sotavento algarvio

Em bons lençóis. Três marcas portuguesas apostam no têxtil de cama

Em bons lençóis. Três marcas portuguesas apostam no têxtil de cama

Citroën traz edição limitada My Ami Buggy para Portugal

Citroën traz edição limitada My Ami Buggy para Portugal

Fernando Jorge renuncia ao mandato de presidente da Câmara de Oleiros

Fernando Jorge renuncia ao mandato de presidente da Câmara de Oleiros

António Câmara: “Quando eu tinha 12 anos o meu pai disse-me para eu faltar o mais que pudesse

António Câmara: “Quando eu tinha 12 anos o meu pai disse-me para eu faltar o mais que pudesse"

Passatempo especial férias: 'Escreve uma história!'

Passatempo especial férias: 'Escreve uma história!'

Da Feira do Livro para a livraria privada

Da Feira do Livro para a livraria privada

Quadros de honra

Quadros de honra "para inglês ver". A opinião de uma especialista em Educação

Que título terá Camilla se sobreviver a Carlos III?

Que título terá Camilla se sobreviver a Carlos III?

Elevador faz hoje 100 anos retomando viagens pelo monte de Santa Luzia

Elevador faz hoje 100 anos retomando viagens pelo monte de Santa Luzia

Rania elege vestido preto de alta costura para o casamento do filho

Rania elege vestido preto de alta costura para o casamento do filho

O Eco Rally de Oeiras visto por dentro e por fora

O Eco Rally de Oeiras visto por dentro e por fora

Este é o novo Cupra 100% elétrico

Este é o novo Cupra 100% elétrico

Capital de conhecimento é essencial nas empresas

Capital de conhecimento é essencial nas empresas

Lourenço Ortigão e Kelly Bailey a pouco mais de um mês de serem pais: “Tem sido uma viagem incrível”

Lourenço Ortigão e Kelly Bailey a pouco mais de um mês de serem pais: “Tem sido uma viagem incrível”

JL 1373

JL 1373

Análise à Sonos Era 100: A super coluna

Análise à Sonos Era 100: A super coluna

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: O resgate do pequeno duque

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: O resgate do pequeno duque

JL 1372

JL 1372

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites