O psicólogo Ronald E Riggio tem participado em vários estudos a nível do comportamento humano. Uma das temáticas que já pesquisou tem a ver com a forma como seduzimos os outros. E as descobertas foram bastante interessantes. Embora possam divergir de pessoa para pessoa – umas mais subtis que outras -, estas são as 8 principais expressões de linguagem corporal que identificou como sendo indicadores do interesse sexual de alguém:
1. Contacto visual prolongado. Este é um sinal óbvio de desejo e, quando mútuo, pode ser bastante excitante para o par.
2. Posição corporal aberta. Se a outra pessoa se senta frente a nós, sem ter as pernas ou braços cruzados, e se a sua própria postura parece “inclinar-se” na nossa direção, pode indicar o desejo de se tornar mais íntimo, sem “barreiras”.
3. Lamber os lábios. As línguas são, tipicamente, associadas ao flirt e, em casos de sedução, pode tornar-se mais ativo. E isto, claro, pode resultar no ato de lamber os lábios mais frequentemente – quer seja intencional ou não.
4. Toques subtis nos lábios ou peito. Estes não precisam de grande explicação. Se, intencionalmente, tocamos nos lábios ou mama, mesmo que de forma subtil, estamos a indicar algum interesse sexual perante a pessoa com quem estamos.
5. Toques “acidentais”. Tocar no outro – ou permitir que nos toque – quer seja na perna, no braço, ou em qualquer zona do corpo, “sem querer” é um dos sinais mais claros que existe interesse.
6. Sorrir muito. Se gostamos da pessoa com quem estamos e queremos seduzi-la e fazê-la ganhar interesse em nós, teremos tendência a sorrir mais que o habitual. Quanto mais aberto o sorriso, melhor!
7. Concordar com a cabeça. Abanar muito a cabeça, em sinal de afirmação, durante uma conversa é um indício claro de sedução, já que procuramos, inicialmente, criar uma aproximação. E esta passa por uma interação o mais positiva possível.
8. Olhares óbvios para o corpo do outro. Fazer uma análise óbvia ao físico do outro, com o olhar, é como que o “nível avançado” do ponto número 1. Se isto acontece, a atração e desejo sexual são óbvios