
Muitas discussões têm início “como um comentário sarcástico ou até mesmo uma conversa racional, mas depois as coisas começam a escalar”, diz o psicólogo Robert Taibbi, num artigo para a revista Psychology Today.
Quando isso acontece, um dos seguintes gatilhos comuns costuma ser o culpado. O especialista identifica-os, um por um, e oferece as respetivas soluções para que os parceiros possam evitar que a conversa descarrile completamente.
- Discutir sobre quem tem razão. Pare de falar em factos e foque-se nas emoções. Explique por que motivos está zangada e oiça verdadeiramente a outra pessoa;
- Discutir sobre quem tem o problema. Pare imediatamente, porque isto é só deitar lenha na fogueira;
- Tentar mudar a outra pessoa. Alivie a pressão e tente ter uma conversa racional sobre aquilo de que precisa quando as coisas acalmarem;
- Confundir meios e fins. Foque-se no derradeiro objetivo como, por exemplo, reduzir despesas, ou leve as coisas um passo mais longe e defina o propósito e o problema por detrás disso — ter mais dinheiro para sair do incumprimento. Decida o que quer verdadeiramente.
- Entrar numa luta pelo poder. É importante perceber quando é que uma discussão está a entrar num caminho destrutivo e pedir tréguas.