O que faz durar um casamento? Se conversar com os seus amigos, cada um terá, de certeza, uma opinião diferente. Para os mais pragmáticos é simples: ou se ama ou não se ama a outra pessoa. Para outros, há que manter viva a chama da paixão e vida íntima do casal. Para outros ainda, a cumplicidade e a amizade entre o casal são essenciais. Poderíamos enumerar muitas outras ideias que acreditamos serem importante para que um casamento dure. Mas, acredite, a resposta é bem mais simples: agradeça!
Não somos nós que o dizemos, mas sim um novo estudo realizado pela Universidade de Kentucky, nos E.U.A., publicado no Journal of Marital and Family, no passado dia 30 de setembro, e que procurou perceber se a gratidão e a verbalização da mesma podem afetar a saúde da relação de um casal.
E partindo de um universo de 1512 casais, este estudo verificou que sim, que dizer obrigado, que saber agradecer pode fazer toda a diferença num casamento.
Numa sociedade cada vez mais individualista, saber agradecer é reconhecer e reforçar o outro enquanto pessoa e não objeto. Reconhecer o que o nosso parceiro/a faz por nós, que cuidamos um do outro é extremamente importante para saber lidar e gerir as situações de stress que podem surgir no dia a dia de um casal.
E quando isto acontece, quando sabemos agradecer e reconhecer o outro, e estamos, sobretudo, recetivos, expressamos “bondade e afeto, que por sua vez promovem a conexão relacional ou sentimentos de intimidade, pertença e amizade”. O estudo aferiu que quando um membro do casal sente que é apoiado e reconhecido, especialmente em momentos de algum stress ou desconforto, isso desencadeia uma onda de manifestações de gratidão, que, acredite, desenvolvem também sentimentos de intimidade.
Se não for este o segredo principal, acredite que mal não fará à sua relação. Por isso, agradeça.