As relações não são lineares e exigem dedicação diária de ambas as partes. Contudo, há sempre momentos de maior tensão, de atrito, de opiniões divergentes e de discussões que podem levar a afirmações menos bonitas, menos positivas e que magoam o outro. Essas palavras são pequenas armas que podem causar danos irreparáveis na relação e que, muito provavelmente, nem representam na realidade aquilo que quem as diz está a sentir. Daí ser tão importante não usar as palavras para ferir e pensar bem antes de falar, para que a mensagem seja construtiva e ajude a resolver a situação, em vez de piorá-la. Para Courtney Warren, psicóloga de Harvard e terapeuta de casais, estas são as cinco frases mais tóxicas que minam uma relação:
“Não mereces estar comigo”
Usar linguagem de desprezo transmite um sentimento de superioridade em relação à pessoa com quem está, o que a leva, inevitavelmente, a sentir-se inferior e a sentir a sua auto-estima comprometida.
Em vez disto, pode dizer: “Estou a ter dificuldades em conseguir ver-nos como um casal, neste momento”. Expresse o que está a sentir de maneira calma e honesta, para que a solução surja sem magoar os sentimentos da outra pessoa.
“Estás a agir como um louco/a”
Esta frase, além de distorcer a realidade, pode fazer com que a pessoa com quem está duvide de si mesma e da sua própria perceção. Até se pode dar o caso de não estar de acordo com a versão que lhe está a ser exposta sobre o que os dois estão a viver, mas em vez de dizer algo tão tóxico, pode comunicar o que sente de forma mais assertiva e respeitosa. “Acho que a tua resposta a esta situação só a está a piorar”, pode ser uma alternativa bem mais construtiva. Porque tem sempre a possibilidade de expressar o que não gosta de maneira construtiva, em vez de manipular o outro para que aja como quer.
“És insuportável”
Insultos e ataques pessoais reduzem uma pessoa a um único atributo negativo, em vez de apreciar a complexidade de quem ela realmente é. Em vez de dizer algo deste género, expresse o seu descontentamento de outra forma: “Não gosto/não me sinto bem com a forma como estás a lidar com esta situação”. Expresse o que o incomodou de forma clara e respeitosa.
“És tão carente”
Esta frase pode magoar bastante a pessoa com quem está. Porque com ela dá a entender que isto o incomoda e que aquilo que o outro sente e precisa não é, afinal, assim tão importante para si. Se a pessoa com quem está exige mais atenção ou se você sente que precisa do seu espaço, pode tentar dizer. “Eu percebo que precisas de mim e da minha atenção, mas estou-me a sentir sufocado e preciso de espaço para mim”.
“Está tudo bem” (quando claramente não está)
Por norma, as pessoas percebem quando alguma coisa não está bem. Mas, se ao perguntar, a resposta for, “está tudo bem” ou “estou ótimo/a” ou “não tenho nada”, deixa de haver grande margem para uma conversa honesta. Na verdade, a linguagem passivo-agressiva impede que os casais falem sobre os seus problemas direta e abertamente. O que dificulta a resolução de conflitos e pode gerar insegurança em ambos os lados.
Opte por dizer: “Estou muito chateado, mas ainda não estou preparado para falar sobre isso”. Em vez de ignorar os problemas, reserve parte do seu tempo para enfrentá-los e refletir sobre eles.