No Natal as casas enchem-se de luzes e objetos muito atrativos para os animais de companhia que só querem brincar com estes novos “brinquedos”. No entanto, alguns destes objetos típicos do Natal, como a árvore de Natal, as fitas, as velas, entre outros, podem comprometer a saúde dos animais de estimação.
A árvore de Natal Os gatos e os cães (especialmente os mais jovens) vêem a árvore de Natal como um brinquedo que foi trazido exclusivamente para sua diversão. Se os seus animais não deixam a árvore de Natal sossegada, adote algumas das seguintes dicas para torná-la mais segura:
• Prenda a árvore à parede;
• Não use decorações que se possam partir se caírem ao chão, pois podem ser ingeridas e provocar problemas intestinais graves;
• Não use enfeites que possam ser ingeridos pelos seus animais, nomeadamente fitas e ornamentos de pequenas dimensões que podem provocar obstruções intestinais;
• Se colocar luzes na árvore, não deixe os cabos ao alcance dos seus animais. Os gatinhos e os cachorros podem mastigar os cabos de energia, estando sujeitos a um choque eléctrico.
Os presentes na árvore de NatalÉ necessária uma particular atenção com os presentes que são colocados debaixo da árvore de Natal. Estes objetos, que nos parecem inofensivos, têm fitas de embrulho que são muito atrativas para os seus animais e cuja ingestão pode provocar problemas gastrointestinais.
Tenha, igualmente, um especial cuidado com presentes frágeis, que se possam partir facilmente, e com os embrulhos mais especiais, é muito provável que os seus animais os escolham para brincar!
Decoração da casaNa época natalícia é muito frequente decorar a casa com velas. Para evitar que os seus animais se queimem ou derrubem as velas sem querer, coloque-as em locais onde eles não consigam aceder e não as deixe acesas sem estar por perto.
No Natal também é habitual colocarmos em casa algumas plantas típicas desta época festiva, nomeadamente o azevinho e a “Estrela do Natal”. Tenha especial cuidado com estas plantas que são tóxicas para os seus animais de companhia. Os sintomas de intoxicação incluem dores abdominais, vómito, diarreia, apatia, tremores musculares, falta de coordenação e febre. Se suspeitar de envenenamento, contacte imediatamente o seu médico veterinário.
Alimentos perigosos Durante a época natalícia é habitual existir muita comida em casa e os seus animais podem ingerir acidentalmente alimentos que lhes são prejudiciais! É necessário ter especial cuidado com os doces típicos do Natal, carne ou até mesmo os ossos do peru que ficam em cima da bancada da cozinha. Cuidado com os ataques noturnos! Enquanto dorme os seus animais podem fazer emboscadas à mesa da consoada, por isso, é melhor deixar tudo fora do seu alcance.
O chocolate está entre as guloseimas favoritas das crianças e dos adultos, sobretudo na época natalícia. No entanto, está também entre as intoxicações mais frequentes nos animais de companhia. O cacau apresenta na sua constituição a teobromina, uma substância tóxica para os gatos e cães, tenha especial cuidado com os chocolates ricos em cacau, uma vez que o risco de intoxicação é superior. Os animais intoxicados por chocolate podem apresentar sintomas que variam de agitação, diarreia, vómito, hemorragia intestinal e, em casos mais graves, até mesmo a morte. Se suspeitar de intoxicação por chocolate, contacte imediatamente o seu médico veterinário.
Estes são alguns dos principais perigos que a época natalícia pode representar para os gatos e cães. Siga os conselhos aqui mencionados e terá um Feliz Natal junto dos seus amigos de 4 patas.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.