Fez há poucos dias um ano que a Estoril Press, pelo comando de Carlos Pissarra, organizou a primeira edição de uma festa inspirada em algo que acontece com maior frequência em Madrid, Nova Iorque e outras cidades do mundo. Quem segue o blogue recordar-se-á que cobri o original acontecimento, em Portugal, que reuniu grandes nomes da decoração do nosso país. Porém, este ano, pela segunda edição do evento, que teve lugar no passado fim de semana, tive a oportunidade de saltar dos bastidores para o palco. Literalmente… mas já lá vamos.
A noite mágica da Festa das Mesas juntou, uma vez mais no Palácio Estoril Hotel, 10 profissionais de renome que aceitaram o desafio de decorar uma mesa – sem limites de criatividade ou orçamento – onde viria a ser servido um jantar aos seus próprios convidados. Pois bem, foi então que a Sónia e o João Canteiro de Sousa do atelier CRITÉRIO – Arquitetura e Decoração consideraram pertinente convidar “a” DECORALISTA a estar presente. Naturalmente que aceitei o convite de bom grado e a experiência foi verdadeiramente inspiradora. O top 10 de especialistas contava ainda com os designers Isabel Pires de Lima e Dino Gonçalves, os decoradores Paulo Piteira, Manuel Francisco Jorge,Catherine Cabral, Paula Gomes e Sílvia Ramos, bem como, os arquitetos Miguel da Cunha, Tiago Patrício Rodrigues, Leonor e Mariana Romba.
Ao entrarmos no Salão Atlântico onde os vários anfitriões esperavam os seus convidados, sustemos, desde logo a respiração com as duas primeiras mesas da autoria de Isabel Pires de Lima e da dupla Sónia e João Canteiro de Sousa. Para estes, o teatro foi a grande fonte de inspiração que os levou a conceber uma boca de cena, de grandes dimensões que emoldurou todo o cenário. No seu interior foi colocada uma cortina encarnada e um grande néon, com a palavra Red. Contrapondo, a mesa de jantar era branca, com um tampo espelhado. O serviço de jantar, em porcelana e biscuit, Vista Alegre, era igualmente branco e champanhe em porcelana e copos em cristal com lista em ouro, Atlantis. Junto aos castiçais em vidro da Marinha Grande, os criadores colocaram túlipas brancas e duas Wandas roxas, envasadas em taças de prata.
Clique aqui para ver as imagens das várias mesas
Por A Decoralista