Um conceito inovador que a ACTIVA foi conhecer esta semana. Estivemos nas instalações no Cookoo, a primeira kitchen hub portuguesa. Um conceito gastronómico que entregas a casa ou take away, onde sabores de diferentes origens tentam agradar a todos. Tarefa difícil, mas não impossível.
Com a sede na Rua João de Freitas Branco, em Lisboa, tem uma grande cozinha para albergar seis restaurantes diferentes. Lá temos o Rosita, com os seus sabores mexicanos onde os tacos e os burritos estão em destaque, o Tortto, de inspiração italiana com as suas massas e pizzas, Zao, com as peças de sushi, Mom, que apresenta comida de conforto e confeções mais tradicionais, Crudo, com pratos de peixe com tártaros ou buns, e ainda o Inocente, onde as saladas frescas e compostas prometem deliciar sem deixar o sentimento de culpa. Muitas opções para satisfazer todos os gostos!
Chegamos ao local e somos convidados a conhecer o conceito, o espaço e até mesmo a cozinha. Neste local, percebemos que tudo os produtos utilizados são realmente frescos e que tudo está pensado para a melhor rentabilização dos alimentos, que são confecionados em áreas distintas.
Chega então a altura de provar alguns dos produtos da carta disponível de cada um dos seus restaurantes.
Começamos com uma entrada do Inocente. Provamos uns nuggets vegetarianos que são acompanhados por molho Tzatziki. Uma opção deliciosa e, sem dúvida, mais saudável do que os tradicionais nuggets de carne fritos. O molho confere frescura e ainda maior leveza a esta entrada.
Segue-se o taco consuela, do restaurante Rosita. Uma tortilha de milho bem crocante que envolve atum braseado e pica de gallo. Fica rematado com maionese de sésamo e sésamo negro. Uma junção fresca e muito saborosa.
Experimentámos algumas das sugestões do restaurante Zao, especializado em sushi. À primeira peça, a sensação inicial é a da frescura e qualidade do peixe, que se desfaz na boca. O salmão é o peixe de destaque deste menu, que tem ainda espaço para algumas sugestões com atum. Nota-se a vontade de dar um toque diferente a iguarias com tantos fãs em Portugal.
Chega a altura de provarmos uma sugestão do Crudo. A escolha vai para o salmon-bun, que consiste num bun de tinta de choco, que lhe confere uma cor escura e um textura diferente, com salmão braseado, queijo creme, rúcula, nabo e molho asiático. Uma iguaria que se serve fria e que surpreende pela mistura de sabores agradável.
Do Tortto, restaurante de inspiração italiana, são-nos apresentadas duas iguarias. A primeira é a Lasagna La Verdi, uma lasanha vegetariana com curgete, beringela, molho de tomate e parmesão. Uma refeição completa e deliciosa.
Segue-se a pizza Bambina Pestina, com tomate, mozarella, mozzarella fresca, pesto, tomate cherry e parmesão. Aqui, destaque para a massa, fina e estaladiça, para o molho de tomate deliciosa e para a junção de ingredientes saborosos.
Acreditam que, depois de tudo isto, ainda houve espaço para sobremesa? Sim, houve! Afinal, logo ao início fomos avisados que estes doces eram de produção caseira e que todos tinha um elemento twist para conferrir uma nova identidade. Aceitamos a sugestão de provar o brownie de praliné, que realmente marca a diferença e deixa uma boa impressão, e terminamos a refeição.
Apesar de a o estomâgo estar bem cheio e da certeza que será difícil comer algo mais nas próximas horas (se não durante o resto do dia), fica a certeza de que vai surgir a vontade de voltar a provar alguns destes sabores, mas também de experimentar outros disponíveis na carta.
COMO FUNCIONA
Para encomendar da Cookoo, o melhor é aceder ao site ou fazer o download da aplicação. Feito o registo, apenas tem de escolher os produtos que pretende de cada restaurante. Pode optar por apenas um restaurante ou por mais do que um. Os produtos são confecionados tendo em conta o total da encomenda, de forma a garantir que chegam na sua melhor qualidade. O valor minímo da encomenda é de oito euros e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, multibando, MBWay ou dinheiro. As entregas são feitas de forma gratuita pelo estafetas da kitchen hub, que tem malas de transporte apropriadas para os alimentos quentes ou frios.