Hoje, dia 9 de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura. Para assinalar esta data, o OLX lança uma campanha de consciencialização e informação, a fim de apoiar todos os consumidores que possam estar perante uma suspeita de fraude online.
No contexto da pandemia, as tentativas de phishing, atualmente a forma mais comum de fraude no ambiente virtual, aumentaram significativamente, com os vigaristas cada vez mais hábeis em aceder aos dados pessoais dos internautas, por meio de sites falsos, e-mails ou mensagens de texto que criam a ilusão de que são enviados por empresas credíveis e reais. Como tal, a plataforma tem desenvolvido um trabalho contínuo na exposição e combate ao cibercrime, e conta com uma equipa especializada na deteção de fraudes.
“Durante o ano de 2020 sentimos uma maior necessidade em contribuir ativamente para a literacia digital dos utilizadores do OLX, pois cada vez existem esquemas mais complexos no mundo online. Nesse sentido, decidimos colaborar com o Portal da Queixa, para a campanha de sensibilização #NãoSejasPato e fizemos parte da criação do curso de e-leaning Consumidor Ciberseguro do Centro Nacional de Cibersegurança, juntamente com a ASAE, a Direção-Geral do Consumidor e o Centro Europeu do Consumidor”, afirma Alexandra Santos, Marketing Lead do OLX Portugal.
Para que não seja apanhado numa situação de fraude a empresa partilha cinco dicas úteis:
- Analisar cuidadosamente qualquer link recebido através de plataformas de mensagens (SMS, Whatsapp) e nunca colocar os dados do cartão de crédito nesses sites. Se receber uma mensagem na qual indicam que fizeram um “adiantamento de pagamento” com um link, não deve abri-lo. A hiperligação poderá ser referente a um site falso do OLX, que é utilizado para obter os dados do seu cartão. Certifique-se de que o endereço do site na barra de navegação começa com “https”, e não com “http”, o que significa que é seguro e se o URL é o correto.
Lembre-se sempre: O cartão bancário é um instrumento de pagamento e não de cobrança, ou seja, é usado para fazer pagamentos, e não para receber dinheiro no cartão. Portanto, não dê os dados do cartão (número, data de validade e CVV/CCV), a outras pessoas que afirmam que fizeram um pagamento adiantado. Nunca é enviada uma mensagem com um código de autorização para receber dinheiro, e se enviar algum código, significa que está realmente a autorizar um pagamento. - Manter a conversa apenas no chat do OLX e não utilizar outros canais de comunicação, como o WhatsApp. O chat do OLX é o canal de comunicação mais seguro, de onde a plataforma pode protegê-lo em caso de fraude.
- Nunca fornecer os dados do cartão para pagar um artigo vendido no OLX ou para fazer o envio. Os pagamentos dos artigos são feitos por transferência bancária, MB Way ou em mãos. Se utilizar as Entregas OLX e se fizer um envio com método à cobrança, o pagamento do artigo é feito pelo comprador diretamente aos CTT.
- Procurar erros ortográficos. As mensagens fraudulentas podem incluir erros, expressões incorretas ou português traduzido.
- O que pode ser feito se for vítima de um ataque de phishing? Notificar imediatamente o banco e comunicar o problema para bloquear o cartão. Apresentar reclamação na esquadra de polícia mais próxima e guardar a cópia da reclamação Enviar o link e uma captura de ecrã para a página falsa através do email ajuda@olx.pt, para o OLX bloquear esse link com a máxima urgência. Bloquear o número de telefone da pessoa que está a cometer a fraude.