
A Pulp Fashion abre fase de inscrições para o Curso de Comunicação de Moda, a começar em outubro de 2022. O curso é online e pretende preparar os alunos para o trabalho em comunicação – desde a assessoria de imprensa à produção de conteúdos criativos para marcas de Moda.
As aulas vão decorrer às terças e quintas-feiras, em horário pós-laboral, das 19h30 às 22h30, durante nove semanas, num total de 54 horas. Sob a orientação de Carlota Morais Pires, Mestre em Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa e fundadora do The Communication Studio, um estúdio de comunicação de Moda, artes e lifestyle, a formação pretende abranger as diferentes áreas da comunicação de marcas. O objetivo é preparar os alunos para o mercado de trabalho, dando-lhes ferramentas práticas essenciais e uma forte contextualização das tendências atuais na área da comunicação de Moda. Pretende-se que aprendam a escrever um press release, a compreender a importância da imagem e a olhar para uma marca estrategicamente. As aulas teóricas serão complementadas com trabalhos práticos. No final do curso é emitido um certificado com nota correspondente ao desempenho, assinado pela professora.Curso de Comunicação de Moda
O que é a Comunicação de Moda? (6 horas)
- A comunicação e as marcas na era digital
- Linguagem e estratégia
Assessoria de Imprensa (15 horas)
- Como comunicar para a imprensa?
- Escrever um press release
- O contacto com os jornalistas
- A importância da imagem
Redes Sociais (15 horas)
- Como comunicar nas redes sociais?
- Como definir uma estratégia para a marca?
- Produção de conteúdos
- A relação das marcas com as influencers
Temas Fundamentais (6 horas)
- Ética e responsabilidade
- Sustentabilidade
Caso de Estudo (6 horas)
Aplicar os conhecimentos teóricos num caso prático a discutir em aula
Sobre a Pulp Fashion
A Pulp Fashion é uma empresa especializada em Styling e Consultoria de Imagem, fundada por Xana Guerra, a que se associou posteriormente Susana Marques Pinto. Reúne portfolio nas mais variadas áreas da Moda (Editoriais, Catálogos, Desfiles, Guarda-roupa, Consultoria de Imagem, Publicidade) garantindo rigor e profissionalismo em todos os projectos que desenvolve. Tendo a Moda como área principal de actuação, a Pulp Fashion conta também com uma vasta experiência na área da formação de futuros profissionais do sector com diversos cursos e workshops.
Carlota Morais Pires
Estudou Comunicação Social na Universidade Católica (Licenciatura e Mestrado) e foi num estágio em jornalismo na revista Máxima que decidiu que queria trabalhar em Moda. Esteve na redação da Vogue e, em Londres, trabalhou para a Condé Nast International, Diane von Furstenberg e Stella McCartney. Voltou para o jornalismo para integrar a equipa digital da Vogue Portugal e, mais tarde, quis experimentar o outro lado da comunicação através de uma experiência em agência. Em 2018 começou a trabalhar como freelancer até fundar o seu próprio projeto, The Communication Studio, um estúdio de comunicação de marcas e talentos emergentes ligados à Moda, ao lifestyle e às artes.