Muito temos ouvido falar de Mercúrio retrógrado – uma espécie de bicho papão que parece ser justificação para tudo o que corre menos bem. Embora não seja totalmente assim, a verdade é que, na Astrologia, Mercúrio é o regente da comunicação, pelo que, no seu movimento retrógrado pode afetar aspetos do nosso dia-a-dia relacionados com a informação, com interações interpessoais, com tecnologia, transportes e viagens, entre outras coisas.
Ora, o ano acaba com este trânsito de Mercúrio, que fica retrógrado em Capricórnio a 29 de dezembro e assim permanece até 18 de janeiro. Sílvia de Oliveira, astróloga e jornalista, partilhou os pontos chave deste momento que marca a passagem de ano e o início de 2023:
Sendo esta uma fase propensa a mal entendidos, este trânsito de Mercúrio pede-nos alguma sensatez e ponderação na hora de falar com os outros. Recorde que antes de ficar retrógrado, Mercúrio entra no seu período sombra, e sendo esta uma altura de reuniões familiares, tudo isto grita cautela: pensar, antes de falar, para evitar possíveis arrependimentos.