
A maioria dos millennials não considera que o amaciador tenha qualquer utilidade. Em 2016, isto fez soar alarmes na gigante Procter & Gamble (P&G), que registou quebras vertiginosas nas vendas do amaciador líquido Downy.
“Os millennials não cresceram a despender muito tempo em tarefas domésticas”, disse Damon Jones, diretor de comunicação da P&G, ao FOXBusiness.com na altura. “Ou, possivelmente, não viram o produto a ser usado em casa com a mesma frequência que as gerações anteriores”, continuou.
O executivo disse ainda que a empresa encarava a crise como uma oportunidade para educar as massas sobre as mais-valias deste produto.
O amaciador é mesmo necessário?
Há quem o adore e há quem passe bem sem ele. A razão mais óbvia que pesa a favor da utilização do amaciador é o facto de manter os tecidos macios e livres de borbotos. Além disso, ajuda a reduzir o atrito entre as fibras, criando menos aderência estática e ajudando a proteger as peças do desgaste. Porém, não é a melhor opção em alguns casos. Eis o que precisa de saber:
- Não é ideal para todos os tecidos
O amaciador não é bom para roupas desportivas ou de athleisure, explica o site de Martha Stewart. A maioria dos tecidos encontrados nestas peças absorve a humidade, ou seja, move o suor rapidamente para a camada externa, de modo a secar mais rapidamente e evitar o acúmulo de transpiração. Os agentes amaciadores podem obstruir os poros do material, comprometendo a sua capacidade de absorção.
O amaciador também é conhecido por desgastar a eficácia de materiais resistentes à água e reduzir a absorção de toalhas, especialmente aquelas feitas de microfibra ou tecido felpudo; - Pode irritar a pele sensível
Os amaciadores de roupa perfumados podem irritar a pele sensível. Como tal, opte por uma fórmula sem perfume ou salte este passo no ciclo de lavagem. - Pode afetar a textura das peças com o passar do tempo
Embora o amaciador possa proporcionar um acabamento macio e sem borbotos, o uso contínuo pode afetar negativamente a sensação dos tecidos ao toque com o passar do tempo, tornando-os menos fofos e mais lisos.
Rechelle Balanzat, da lavandaria-butique Juliette Cleaners, diz ao portal Real Simple que o produto deve ser usado “de vez em quando” como um tratamento amaciador para T-shirts, calças de ganga, roupa interior e de cama, desde que o tecido dos mesmos não absorva a hubmidade. “Procure usá-lo em uma em cada quatro a seis lavagens de uma determinada peça de roupa”.