Quer goste ou não de moda, saber quais são as cores que lhe assentam bem é importante. Isto porque um tom pouco lisonjeiro funciona como uma espécie de sabotagem, podendo, inclusive, deixá-la com um ar doente.
Como fazer com que a paleta cromática jogue a seu favor? É fácil. Basta identificar qual é o subtom da sua pele, que pode ser frio, quente ou neutro, independentemente do quão clara ou escura a epiderme for à superfície. Existem algumas formas rápidas de tirar conclusões:
O teste das veias
Estique o braço e observe o tom das suas veias, de preferência, à luz natural. Se elas forem verdes ou acastanhadas, tem um subtom quente. Se forem azuladas ou azuis arroxeadas, tem um subtom frio. Se tiverem uma cor azul-esverdeada, então é provável que tenha subtons neutros.
O teste do relógio
Coloque um relógio prateado e um relógio dourado no seu pulso. Qual lhe fica melhor? As joias prateadas tendem a favorecer os subtons frios, enquanto as douradas fazem sobressair o melhor de subtons quentes. Se ambas ficam bem, é porque o seu subtom é neutro.
O teste do sol
Pense na forma como a sua pele reage quando vai à praia. As pessoas com subtons frios queimam com mais facilidade do que as pessoas com subtons quentes, que simplesmente ficam mais escuras com a exposição solar.
Cores lisonjeiras
Agora que já determinou qual é o seu subtom, resta saber quais são as melhores opções de cores que pode ter no guarda-roupa:
- Subtons frios: fica bem com tons de pedras preciosas (ametista, esmeralda, rubi), cinzentos frios, brancos sólidos e tons que remetem para o mar;
- Subtons quentes: fica bem com tons terrosos, cor de laranja, amarelo, castanho-acinzentado e uma variedade de tons de branco;
- Subtons neutros: fica bem com uma variedade de tons, mas deve ter cuidado com as cores muito vivas.