
Foto D.R.
Gil Fernandes, o chef executivo da Fortaleza do Guincho, com uma estrela Michelin e que há muito que aborda a sustentabilidade na sua cozinha, preparou um menu exclusivo para este dia, dedicado às Flores, ao Mar e à Agricultura.
Entre a provocação e as curiosidades, este menu traz à mesa espécies sustentáveis e menos comuns, e divide-se em três capítulos. O primeiro momento é Flores, com os pratos ‘Aromas Noturnos’ (pastel, ostra, caril, gengibre e erva do caril); ‘De Março 2022’ (presunto peixe e chagas) e ‘Jardim da Vizinha’ (ouriços, malva-rosa). O segundo momento é dedicado ao Mar: ‘Do Desporto do Guincho: Choco Surfista’ e ‘Favo de Areia’ (caldo do mar, fricassé de bomboca, mel e algas). Por fim, a Agricultura: ‘De Infância: Conta Gotas’; ‘Pesca do Polvo’ (caranguejo real dos Açores, achar caseiro e polvo); ‘Estufado da mãe’ (peixe galo, lula dos Açores, alcachofra) e as ‘Domingueiras’ (robalo de anzol, couve e caldo do cozido à portuguesa). Finalmente, o ‘Esquecido’ (ruibarbo, sementes de coentros e acelgas marítimas).
Desde 2009, os 580 membros da Relais & Châteaux em mais de 60 países, trabalham juntos para consciencializar os seus clientes e parceiros sobre a importância das espécies marítimas sustentáveis. A Campanha do Dia Mundial dos Oceanos 2023 da Relais & Châteaux conta com chefs e personalidades da gastronomia e da hospitalidade do mundo inteiro, como a chef Elena Arzack (Três estrelas Michelin, San Sebastian), entre muitos outros. Durante a campanha, os chefs membros do Relais & Châteaux abordarão nos seus restaurantes e hotéis as implicações da sazonalidade em relação à pesca de mar e de água doce, bem como à aquacultura.
Esta iniciativa, alinhada com a visão e estratégia da Organização das Nações Unidas para a preservação dos oceanos, conta também com a Ethic Ocean, uma organização ambiental não governamental dedicada à conservação de pesqueiros e ecossistemas marinhos.
Preços:
Por pessoa , € 145,00, com harmonização de vinhos, €200,00
Fotos DR