
Foto D.R.
A Terr.a.mar vai estar presente na 1ª edição da “Oeiras Ceramic Art”, que acontece já este fim-de-semana, 13 e 14 de outubro, no Mercado de Oeiras. Esta mostra – que reúne artistas nacionais e internacionais, que utilizam a cerâmica como forma de expressão contemporânea – é um projeto da Ceramista Shop, da empresa Carvalhousa e do estúdio de artes Lele Carvalho, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Oeiras.
Durante estes dois dias dedicados às artes, o público vai poder ver diferentes tipos de trabalhos manuais desenvolvidos em porcelana, grés, barro tradicional, queimas alternativas, vidrados ou óxidos, entre outros materiais. Além dos artistas, que vão estar a expor e a vender os seus trabalhos, têm, ainda, lugar diversos eventos, tais como workshops, talks e masterclasses, com o intuito de promover o networking e proporcionar experiências únicas a todos os que visitarem o certame. Saiba mais em www.oeirasceramicart.com
MORADA: Mercado Municipal de Oeiras, Largo 5 de Outubro, nº3, 1º andar, Oeiras.
HORÁRIO: Dia 13/10 das 15h às 20h e dia 14/10 das 11h às 18h.
O rosto por trás da T.A.M.

Foto D.R.
Suzana Barros de Brito, 52 anos, é uma das poucas mulheres à frente de um restaurante de fine dining, o emblemático Tágide, que fica no coração do Chiado e tem uma vista deslumbrante sobre o rio Tejo e a cidade de Lisboa.
Quando há 17 anos foi desafiada para reabrir este espaço cheio de história e, segundo a própria, com uma arquitetura apaixonante, não hesitou nem um segundo. A verdade é que ficou, de imediato, rendida ao imponente edifício histórico do século XVIII e à sua magnífica coleção de azulejos.
Licenciada em peritagem de arte, com uma especialização na mesma área, tirada em Londres, e mais tarde com mestrado em Marketing, a verdade é que arte sempre fez parte da vida de Suzana, que fez o seu primeiro atelier de pintura de azulejos com apenas 17 anos.
Há cerca de seis anos resolveu criar uma coleção de pratos para o restaurante, quase por brincadeira, mas a verdade é que fez ressuscitar a sua paixão pelo barro. “Sou uma pessoa que gosta de desafios. Coloco-me, muitas vezes, fora da minha zona de conforto, o que me permite abraçar as minhas ideias e projetos com muita naturalidade”, conta.
Em 2021 decidiu levar a cerâmica mais a sério e criou a terr.a.mar, que tem a abreviatura de t.a.m, uma marca de cerâmica que representa as iniciais dos nomes dos seus três filhos: Tomás, António e Mafalda. “Esta marca resultou, de facto, da conjugação das minhas duas grandes paixões: a família e a natureza. Sou apaixonada pelo mar, vivemos numa era de grande consciencialização pelo planeta e é urgente amar e respeitar o sítio onde vivemos. A matéria-prima da cerâmica vem da terra. Assim sendo, juntei a minha paixão pela terra (barro) e o mar e surgiu este nome. A ideia era estar também ligado ao facto de ser mãe e relacionar, ainda, a importância das mulheres no mundo e o que nos liga à mãe natureza”, admite.
A primeira coleção da empresária – agora também ceramista – é composta por objetos, tanto decorativos como utilitários, tais como pratos de servir ou de amuse-bouche, taças (para manteiga ou azeite) e jarras variadas. Criações inspiradas, sobretudo, no mar e na natureza e que estão também a uso no restaurante.
Como não trabalha com moldes, cada peça de Suzana Barros de Brito é única e original. “Quando estou a trabalhar a cerâmica não penso em mais nada. É uma forma de meditação. Existe também a questão do toque. O trabalhar a matéria é uma forma de me conectar com a terra. Funciona como uma espécie de ligação à fonte criativa, uma energia que vem de dentro para fora”, sublinha a artista plástica, cuja marca tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade, com presença assídua em diferentes exposições e meios de comunicação.
As peças da t.a.m. estão à venda no restaurante Tágide, no Largo das Belas Artes, no Chiado, e na Comporta na loja Traces Of Me.