Milhares de pessoas idosas passam o Natal internadas e sem ninguém que as visite. A missão dos Palhaços d’Opital (de que a sua co-fundadora, Isabel Rosado, já foi uma das nomeadas para o Prémio Activa) sempre foi levar alegria e diversão a quem está hospitalizado. Tendo 8 hospitais nacionais como parceiros, estes homens e mulheres, todos artistas profissionais (atores, clown’s, músicos), com formação específica em ambiente hospitalar, enchem a vida de quem sofre com uns momentos de riso e descontração que se tornam preciosos especialmente para quem não tem muitas visitas.
E se já está a pensar que gostava de ajudar, este natal pode fazê-lo e de forma muito simples. Vá ao site da Palhaços d’Opital e participe na iniciativa “Tocar Magia” que convida todos os portugueses para, através de um pequeno gesto, transformar os corredores dos hospitais num palco de alegria e de esperança.
Esta iniciativa, que conta com o apoio da Coca-Cola e da Delta Cafés, permite enviar um postal cantado para alguém hospitalizado, espalhando carinho e boas energias através da música.
Então o que se faz: é muito simples. Aceda a www.tocarmagia.pt, e escolha a sua versão preferida da música “Tocar Magia” criada por Zé Rebola, vocalista dos Anaquim. As alternativas são Diogo Piçarra, Toy, Mafalda Umbelino Camilo e Zé Rebola, Coimbra Gospel Choir, Tuna Médica de Lisboa e os próprios Palhaços d’Opital.
Este postal musical, personalizado com o nome do destinatário ou até de uma ala hospitalar inteira, será enviado diretamente aos hospitais parceiros. O vídeo pode também ser partilhado via WhatsApp, ampliando o impacto desta iniciativa.
Os 8 hospitais parceiros são: Centro Hospitalar Universitário de Sao João, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, IPO de Coimbra, Centro Hospitalar de Viseu e Tondela, Hospital Distrital da Figueira da Foz e Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Aveiro e Águeda).