Tal como dizia a emblemática frase de actriz Ivone Silva, “com um vestido preto nunca me comprometo”. Tornou-se uma máxima para qualquer guarda-roupa feminino, independentemente do estilo. A era do vestido preto começou com Coco Chanel em 1920 e parece não ter fim. O “preto básico”, conhecido também como LBD (Little black dress) é uma peça transversal a todas as ocasiões, desde o local de trabalho ao lazer, à festa mais formal. O preto é a cor da ‘camuflagem’ e tornou-se um valor seguro para qualquer mulher, por causar um efeito sempre elegante.
Neste inverno, os vestidos pretos continuam a manifestar-se como tendência clássica, um obrigatório que se destaca por ter um papel funcional, por poder ser usado em diferentes ambientes e em qualquer idade. Durante o dia, os modelos mais quentes em lã podem ser uma boa opção, conjugados com umas botas motard, num estilo descontraído, ou com scarpins pretos, para algo mais formal. Para a noite, o preto continua a ser a eleição, muitas vezes em modelos com aplicações.
O vestido preto liso pode ser ainda mais versátil: resulta com um maxi colar, para um jantar, ou com uma echarpe estampada para usar de forma mais casual. A grande vantagem desta peça é que pode sempre arriscar nos acessórios sem ter medo, afinal está a vestir um básico, que combina com todas as cores. Se já está farta do vestido mais tradicional pode escolher um modelo em couro – resulta tanto num look descontraído, como numa saída.
Aposte nos collants: Pode escolher usar uns mais coloridos ou até com padrões. Vai ver que transforma completamente o vestido.
Para quem está farta de olhar para o guarda-roupa e ver uma grande mancha de peças em preto, talvez esteja na hora de arriscar. Nesta estação os estampados estão de volta, do clássico pied de poule ao padrão tartan e estampados retro. São opções mais coloridas e que causam um maior impacto no visual. Nestes casos, é necessário ter mais cuidado com os acessórios escolhidos.