O tabaco já foi apontado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa de morte evitável a nível global e a organização estima que mate cerca de metade de quem está dependente dele – cerca de 5,4 milhões de pessoas por ano, segundo dados de 2014; mais do que o VHI/Sida, a tuberculose e a malária juntos.
As mulheres sofrem consequências mais severas com o tabagismo e têm mais dificuldade em desistir. Tendo isso em conta, investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, levaram a cabo um estudo para perceber qual o melhor momento para as fumadoras tentarem deixar o vício. A conclusão? Durante a segunda fase do ciclo menstrual.
O ciclo menstrual dura entre o primeiro dia de menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte. Este período que dura, em média, 28 dias divide-se em duas fases distintas: a primeira vai desde o primeiro dia ao 14º e a segunda desde o 15º ao 28º dia.
“Compreender as fases do ciclo menstrual e a forma como afetam os processos neuronais, o comportamento e a cognição é um passo crítico no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e em selecionar opções de tratamento individualizado, melhor para ajudar cada fumador a deixar de fumar”, explica Reagan Wetherill, autor do estudo e professor assistente de Psicologia na universidade.
O estudo contou com a participação de mulheres que queriam deixar de fumar. Durante os respetivos ciclos menstruais, os investigadores mapearam a atividade nas partes do cérebro que ajudam a controlar o comportamento aditivo e concluíram que há mais hipóteses de sucesso se optarem por fazê-lo na segunda fase do ciclo menstrual. Isto porque as regiões do cérebro relacionadas com boas decisões estão mais ativas.
“Curiosamente, os resultados podem representar uma ligação fundamental entre a fase do ciclo menstrual e o cérebro, e podem ser generalizados para outros comportamentos”, acrescentou Teresa Franklin, professora de Neurociência e co-autora do estudo.