No que diz respeito a treinar para perder peso, escolher a atividade física mais adequada pode ser complicado. Mas calma, há um estudo que pode ajudar nesse sentido.
Na pesquisa, publicada na revista científica Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, os investigadores quiseram perceber em que medida diferentes programas de treino afetam a perda de peso, massa gorda, força muscular e a condição física num grupo de mulheres com excesso de peso e obesas. Para tal, dividiram um total de 32 voluntárias em dois grupos: um fez treinos treinos aeróbicos de alto impacto – aqueles que nos fazem saltar como kickboxing ou HIIT – e o outro, treinos aeróbicos de baixo impacto (sem saltos) combinados com exercícios de força.
Passadas 24 semanas, os cientistas descobriram que, em geral, ambos os grupos foram bem-sucedidos em perder peso e melhoraram a condição física. Mas as participantes que fizeram treinos de alta intensidade perderam mais massa gorda, gordura corporal (7% versus 3%) e peso corporal (cerca de 4,5 kg versus 2,7 kg) do que as participantes que fizeram treinos de força e cardio de baixo impacto. No entanto, as mulheres que se dedicaram à musculação ganharam mais massa magra, o que acelera o metabolismo, enquanto as colegas do outro grupo não ganharam nenhuma massa magra.
Conclusão: sim, os exercícios de alta intensidade são ótimos para perder gordura e quilos mais rápido, mas isso não significa que os movimentos de baixo impacto e os treinos de força sejam um desperdício de tempo. Em vez de cortá-los, incorpore-os no seu plano de treino. Assim, continuará a queimar gordura e dará um boost no seu metabolismo, através da construção de músculos.