
Oliver Hardt
Taylor Swift está a ser acusada de plágio pelo cantor de R&B Jesse Graham. Segundo o artista norte-americano, a letra do hit “Shake it Off” foi baseada numa música que escreveu em 2013, intitulada “Haters Gone Hate”. Graham pretende ser reconhecido como coautor do êxito e uma compensação monetária de 42 milhões de dólares (38 milhões de euros).
As duas canções contêm as expressões “haters”, “playas/players” e “fakers”. Jesse Graham afirma que não há a possibilidade de Swift ter pensado exatamente nas mesmas palavras sem ter conhecimento da sua música.
O refrão dela é o mesmo que o meu. Se eu não tivesse escrito a música “Haters Gone Hate”, não haveria uma música chamada “Shake It Off”, disse Graham ao Daily News.
Graham afirma ter tentado contactar a Big Machine Records, a produtora de Taylor Swift, várias vezes sobre o assunto. Originalmente pretendia apenas ser reconhecido como autor de “Shake it Off” e uma selfie com a estrela pop.
“Primeiro ia deixar passar, mas esta canção é minha na íntegra”, acrescentou.
Aparentemente, esta é apenas a primeira batalha legal de Jesse Graham. O cantor revelou intenções de processar a estação televisiva CNN por intitular um dos seus talk-shows “New Day”, o mesmo nome da organização religiosa que dirige.
“Shake it Off”, lançado em 2014, foi o primeiro single do álbum mais recente de Taylor Swift, “1989”. Foi um grande êxito a nível mundial e o videoclip já foi visualizado mais de 1.1 mil milhões de vezes no Youtube. Até agora, os representantes da cantora não comentaram o caso.