![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/04/SOS-pele-seca.png)
O alto nível de melanina na pele negra torna-a mais resistente ao envelhecimento, às rugas e à flacidez. Mas isto não significa que não tenha as suas fraquezas – e a maior delas é a hidratação, principalmente nos meses frios.
A pele negra ressecada tende a apresentar uma cor tipicamente acinzentada e que acaba por se destacar da tonalidade normal da tez. Isto acontece porque a camada córnea (a camada mais exterior da epiderme) tem menos lípidos e, portanto, perde mais água. No meu caso, como tenho pele atópica, o problema pode ganhar proporções maiores e, por isso mesmo, adotei alguns hábitos recomendados pelo meu dermatologista:
- Tomar duches mais curtos e com água morna
Diminuir o tempo passado no banho e não usar água muito quente — por exemplo, se o espelho ficar embaciado, é mau sinal — evita prejudicar o manto hidrolipídico (emulsão de água e lípidos que cobre a epiderme) e provocar o ressecamento. Uma camada córnea estável e um manto hidrolipídico intacto trabalham em conjunto para limitar a penetração de substâncias nocivas e o excesso de perda de água. - Ter atenção ao gel de banho
O ideal é usar um gel de limpeza no corpo de pH mais compatível com o da pele, que é ácido ou neutro, ou um óleo de banho sem sabão ou fragrância.
Fora da Caixa neste momento: Gel de Banho Botanical Lime & Coconut da Sukin - Hidratação logo após o banho
Aqui, o truque é não secar o corpo completamente após o duche. O ideal é aplicar imediatamente um hidratante na pele húmida e usá-lo para selar a hidratação da água.
Fora da Caixa neste momento: Loção Hydrating Lime & Coconut da Sukin - Aliado secreto
Esta dica não vem do meu dermatologista, mas sim do método de tentativa e erro. Por mais que eu aposte na hidratação, tenho algumas zonas problemáticas como, por exemplo, os cotovelos, os joelhos e a pele entre os dedos. A única coisa que funciona é aplicar vaselina — sim, aquela que custa 3 euros nos supermercados — nestas áreas logo após o creme hidratante.
Fora da Caixa neste momento: Vaseline Original
É sempre bom andar com um hidratante e/ou vaselina em tamanho de viagem na mala. Assim, caso note que alguma parte do corpo ficou acinzentada durante o dia, poderá repor a hidratação e brilho da pele num instante e onde quer que esteja.