1 – Um dos mais importantes perigos para crianças pequenas está dentro de casa, revela a Comissão Americana para a Segurança nos Produtos de Consumo. Não é a banheira, nem o fogão, tomadas ou janelas. Esses também são perigosos, mas no topo está… a televisão. Em 2011, nos EUA, a cada 10 dias morreu uma criança atingida por uma televisão derrubada.
CONSELHOS AOS PAIS: Verifiquem a estabilidade do aparelho ou prendam-no à parede.
2 – A estrada continua a ser o maior assassino de crianças em Portugal. Segundo a APSI, todos os dias 12 crianças sofrem um acidente de viação em Portugal. Entre 1998 e 2011 morreram 1.020 crianças e quase 84.500 ficaram feridas.
CONSELHOS AOS PAIS: Na estrada, cumpram as regras de segurança das cadeirinhas e cumpram os limites de velocidade…
3 – Um carro pode matar uma criança… mesmo parado.
Basta que um bebé seja deixado no seu interior num dia quente. Se estiver 30ºC no exterior, em 15 minutos a temperatura dentro de um carro fechado pode atingir os 40-45ºC, o que provoca hipertermia e morte.
CONSELHOS AOS PAIS: Não deixe crianças (nem animais, já agora) dentro de carros… nem que seja para fazer ‘só um recado’. Quando se junta stresse com uma mudança na rotina, o resultado pode dar em tragédia. Se não tem por hábito andar com o seu filho no carro, ponha o telemóvel e a mala no banco de trás, para não se esquecer de nada… e sobretudo de ninguém!
4 – Os nossos medos são mais baseados em filmes e casos mediáticos do que na realidade. Temos pavor de raptos, por exemplo. Nos EUA são raptadas cerca de 100 crianças por ano (das quais 99% são restituídas à família)… Mas todos os anos morrem 1500 por afogamento. Enquanto isso, 17 crianças por ano são vítimas de afogamento em Portugal, principalmente em tanques ou piscinas.
CONSELHOS AOS PAIS: Controlem estritamente o acesso das crianças à piscina, através de barreiras ou portões e nunca as percam de vista à beira da água.