A empresa Facebook, Inc. está a dar um grande passo nos seus esforços para combater as “fake news”, implementando uma nova funcionalidade no Instagram que rotula as imagens com photoshop como “informação falsa”.
De acordo com o “HypeBeast”, a app vai começar a determinar a autenticidade de uma imagem com recurso a “uma combinação de feedback da nossa comunidade e tecnologia”. De seguida, a foto será enviada para verificadores de factos independentes e se estes determinarem que houve uma alteração digital, será acrescentado um aviso à publicação.
As fotografias não serão removidas do feed ou da timeline, afirma um porta-voz do Facebook, que comprou o Instagram em 2013, mas serão ocultadas das páginas “Explorar” e “Etiquetas”, e automaticamente sinalizadas em publicações futuras.
A primeira pessoa a reparar na nova funcionalidade foi o fotógrafo Toby Harriman, que alertou para o facto de esta poder representar uma barreira para a arte digital.
“É interessante e estou curioso para ver se não vai levar as coisas longe demais. Por mais que eu goste dela para ajudar a na perceção do real versus Photoshop, também tenho um grande respeito pela arte digital e não quero ter barreiras para vê-la.”