A moda é a segunda indústria mais poluente do mundo (apenas atrás da indústria petrolífera) e gera outros problemas, como a exploração do trabalho, por exemplo. Uma das soluções é comprar vintage ou em segunda-mão – o que já não é sinónimo de comprar roupa velha. Nestas lojas, em Lisboa e no Porto, vai encontrar verdadeiros achados em muito bom estado, e uma visita é uma verdadeira viagem no tempo.
LISBOA
A Outra Face da Lua
Há quase 20 anos a lutar por um consumo ético e sustentável, esta loja, um negócio de família pertencente a Carla Belchior, vende roupa e acessórios vintage para homem e mulher. Mal se entra, é notória e explosão de cores, padrões e estilos de outras décadas, num espaço que também organiza eventos dedicados à sustentabilidade.
R. da Assunção, 22
Boudoir Vintage Boutique
Uma loja que nasceu durante a pandemia, ao longo da qual Catarina Querido, que trabalha na área dos eventos mas que sempre teve um fraquinho por roupa em segunda-mão, se teve de reinventar. O grande destaque vai para a oferta de lingerie.
Av. Almirante Reis, 238A
Anomaly
Não é só uma loja vintage e de segunda-mão. Vá com tempo a este espaço em Marvila, onde pode conhecer novas marcas e artistas e ainda beber um copo. É o que garante a fundadora, Joana Dinis Matos, que justifica o nome com o desejo de as pessoas deixarem de ver os defeitos (ou anomalias) das peças como algo negativo.
Praça David Leandro da Silva, 8
Amor Fati
É a mais recente loja de roupa e acessórios vintage e em segunda-mão na zona do Martim Moniz, e representou uma mudança na vida de Liliana Dias, que deixou as multinacionais e criou um negócio próprio que reflete as suas preocupações ambientais. Ali encontra um pouco de tudo, num espaço organizado e bem iluminado, onde todas as peças contam uma história.
R. do Arco da Graça, 45
Black Mamba
Já esteve nas Amoreiras e agora mora em Marvila, já foi um espaço cultural e agora é uma loja de moda vintage e em segunda-mão. Mas nunca perdeu a personalidade imposta pelos fundadores, Carlota Capitão de Sousa e Filipe Barata, adeptos da estética kitsch, que emoldura roupa e acessórios de outros tempos.
Pça. David Leandro da Silva, 8
PORTO
Wild at Heart
Uma loja muito colorida e com uma oferta diversificada que apela à criatividade. Não faltam opções para criar looks originais com peças cheias de personalidade.
R. do Almada, 473
Quartier Latin
Inspirada no mercado Portobello (Londres), Isadora Fevereiro foi pioneira no mercado de luxo em segunda mão. Na loja (também online), que aceita peças em bom estado, encontra roupa e acessórios de marcas de topo.
R. Pedro Homem de Melo, 410
Com Sotaque
Esta loja, na zona da Trindade, tem roupa vintage e em segunda-mão, mas não só: organiza também workshops que ensinam, entre outras coisas, a fazer os seus próprios brincos.
R. Alferes Malheiro, 118/120
Chiclete
Se gosta da moda dos anos 80 e 90, esta é uma loja para si. Aqui pode encontrar peças como casacos de fato de treino, camisas, casacos de ganga e ténis retro, tudo em excelente estado de conservação.
R. da Firmeza, 394
Mon Père
Peças muito variadas e a preços acessíveis, pode encontrar calçado, roupa, bijutaria e acessórios, numa escolha ‘old school’ cuidadosa e colorida… apetece comprar tudo. Para as almas românticas e uma boa inspiração para a moda ‘portuguese girlie’.
Largo Alberto Pimentel, 38
Retro City Porto
As almas roqueiras que adorem lendas da música, das motas ou do futebol podem encontrar aqui muito com que se entreter. Pode encontrar desde blusões de cabedal até saias de pregas dos anos 60, de t-shirts dos Rolling Stones a vestidos com padrões psicadélicos. Vá é com tempo, que há muito por onde procurar.
R. do Heroísmo, 333
Yeahllow
A Yeahllow, que vende moda de marcas selecionadas e de luxo – principalmente carteiras e sapatos – incluindo marcas como Chanel ou Louis Vuitton, também tem loja online, para o caso de estar longe.
R. de Camões, 111
Fotos: DR