© Getty Images

Diz-me como sorris e dir-te-ei quem és. O sorriso revela o estado de alma, é um meio de comunicação poderosíssimo, e um atributo de felicidade ao mesmo tempo que contribui para ela. Ao sorrir todos os dias ajudamos o cérebro a criar curvas de felicidade que estimulam padrões de pensamentos mais positivos, assegura Shawn Achor, autor de ‘A Vantagem da Felicidade’. E isso, por si só, já seria razão para continuarmos iluminados por esse movimento que produz a extensão harmoniosa dos lábios, e traduz autoconfiança e amor-próprio.

O sorriso é uma das caraterísticas mais relevantes da nossa imagem física, por isso parte significativa dela e da aparência em geral depende da saúde oral. Quando esta está comprometida, e estamos insatisfeitos com a aparência dos nossos dentes, tendemos a retrair o sorriso, sendo que a nossa imagem tem grande impacto na medida da nossa segurança e autoestima, fatores essenciais para a saúde mental. Cuidar da saúde oral é, por isso, fundamental ao longo da vida.    

Uma saúde oral comprometida

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde oral como “um estado livre de dores crónicas na boca e no rosto, de cancro oral e de garganta, de infeções e feridas orais, de doença periodontal de cárie dentária, de perda dentárias e outras doenças e distúrbios que limitam a capacidade do individuo morder, mastigar, sorrir, falar, e bem-estar psicossocial”.

Com 28 anos de existência, a MALO CLINIC é uma referência em implantologia e estética dentária.

Alguns problemas podem surgir em qualquer idade, espoletados por maus hábitos alimentares e higiene oral ineficaz, como é o caso das cáries e alteração da cor dos dentes que pioram com o envelhecimento: “Além do escurecimento gradual dos dentes, há uma aumento do risco do aparecimento de cáries e fraturas, com aumento de sensibilidade às diferenças de temperatura e mastigação. A camada externa do dente, o esmalte, vai desgastando e perdendo espessura, ficando exposta a camada intermédia, a dentina, mais sensível e frágil”, observa o médico dentista Dr. Pedro Cosme, da MALO CLINIC Explica ainda que com o envelhecimento “a gengiva tem tendência a subir e expor parcialmente parte da raiz”, o que aumenta igualmente a sensibilidade dentária e a tendência para cáries e lesões de desgaste.

A ausência e o desalinhamento de dentes são mais dois aspetos a considerar, pois afetam a harmonia do rosto dando à pessoa um aspeto envelhecido, o que consequentemente tem um impacto negativo na sua imagem e autoestima.

Tratar os dentes também é um cuidado antirrugas

O médico explica que à medida que envelhecemos, ocorre um desgaste das “superfícies de contacto”, designadamente “os bordos dos dentes da frente”, que os torna mais curtos e com proporções esteticamente menos bonitas”. Um desgaste “exagerado”, por sua vez, “pode levar a uma perda de dimensão vertical, diminuição da altura entre o nariz e o queixo, com colapso do lábio e das bochechas, e tendencialmente um aumento do aparecimento de rugas e de perda de suporte e tonicidade de todos os músculos em torno da boca – nomeadamente do queixo, lábios e sulcos nasais – dando também à face uma aparência mais ‘larga’ e flácida, com perda de definição do ângulo da mandíbula e do pescoço”. Com o tempo, adianta, as rugas tenderão a aumentar de tamanho e de profundidade, principalmente “no lábio superior, nos cantos da boca e entre os nariz e as maçãs do rosto”, sendo que esse colapso “leva também ao recuo dos lábios, que acabam por parecer mais finos e menos volumosos”.

Rejuvenescer a pele, os músculos e os lábios sem rejuvenescer os dentes é como mudar apenas a moldura de um quadro antigo que precisa de restauro

Dr. Pedro Cosme, médico dentista MALO CLINIC

Na linha de pensamento do dentista estético americano Michael Apa, que afirma que tratar os dentes pode ser mais eficaz que o botox, Pedro Cosme assegura que quando as alterações da face se devem a causas dentárias, só o “tratamento dos dentes” tem o efeito rejuvenescedor. “Rejuvenescer a pele, os músculos e os lábios sem rejuvenescer os dentes é como mudar apenas a moldura de um quadro antigo que precisa de restauro”, frisa, defendendo a abordagem coordenada dos dois tratamentos para um resultado “estético harmonioso e sobretudo saudável e funcional: os dentes dão-nos o sorriso, os lábios e o rosto compõem a moldura.”

À medida do envelhecimento

A idade traz problemas específicos que precisam cuidados adequados:

  • Na diminuição de fluxo salivar, complementar com substitutos e usar pastas com maior concentração de flúor;
  • Usar escovas elétricas, jatos de água e passafios;
  • Encurtar o intervalo entre as consultas ao médico dentista;
  • Branquear os dentes mais cedo como medida de prevenção do escurecimento dos dentes pode ser uma boa estratégia;
  • Usar goteiras oclusais personalizadas para prevenir o desgaste dentário associado ao bruxismo ou ranger dos dentes;
  • Alinhar os dentes, prevenindo o seu desgaste e problemas articulares e de oclusão, através de alinhadores transparentes.

Rejuvenescimento e a estética do sorriso

Atrasar a passagem do tempo nos dentes, criando harmonia e jovialidade natural no rosto, e ganhar um sorriso bonito e rejuvenescedor é hoje possível através das técnicas de dentisteria cosmética.

De acordo com o médico dentista, a técnica de rejuvenescimento dentário mais básica é o branqueamento que “passa pela confeção de moldeiras adaptadas que servem para aplicação do produto”. É um tratamento inofensivo e eficaz, devendo considerar-se as especificidades dos pacientes, que podem exigir a utilização de produtos mais suaves com concentrações mais baixas. “Dentes com manchas extensas ou que não respondem ao branqueamento poderão ser sujeitos a um branqueamento associado com ligeiro desgaste e/ou infiltração de resinas que permite disfarçar melhor as manchas”. Esclarece que esporadicamente, na presença de dentes com menor desgaste ou que requerem “menos alteração de forma”, poderão ser feitas “restaurações” simples ou extensas diretamente sobre o dente ou “facetas em compósito”. 

“As facetas permitem, com um desgaste mínimo, criar toda uma nova forma, cor e textura ao sorriso

Dr. Pedro Cosme, médico dentista MALO CLINIC

A reabilitação de dentes mais desgastados e com alteração significativa da forma ou perda de altura acentuada é feita com facetas ou coroas cerâmicas. “As facetas permitem, com um desgaste mínimo, criar toda uma nova forma, cor e textura ao sorriso”, salienta. Dá conta que se trata da aplicação de capas de cerâmica muito finas mas resistentes na parte de fora dos dentes, a mais visível, por um processo de adesão.

O lifting do sorriso com facetas devolve a confiança e a autoestima de muitos pacientes. Quando os dentes se encontram excessivamente desgastados, desvitalizados ou com restaurações extensas, ou é necessário um maior aumento de altura, “poderão ser feitas coroas que recobrem a totalidade do dente permitindo alterações mais significativas”. Pedro Cosmo assegura que hoje há “cerâmicas muitíssimo resistentes e estéticas que permitem resultados fantásticos, com intervenções mínimas ao nível do desgaste dentário”.

Devolvendo aos dentes um aspeto consideravelmente jovem e saudável, aumentando o volume da estrutura facial que facilita um sorriso mais bonito, estas intervenções fazem pacientes mais felizes e confiantes, com elevada autoestima.

Segurança num resultado natural

A decisão harmonizar e rejuvenescer o nosso sorriso, porém, não deve ser tomada de ânimo leve. Numa altura em que assistimos à ascensão de movimentos como “turkish teeth”, que levam pacientes a procurar promessas perigosas de “sorrisos brancos e alinhados”, é crucial optar por uma equipa especializada para garantir um resultado de qualidade e natural. Com 28 anos de experiência, a MALO CLINIC conta com uma equipa de Prostodontia e um laboratório interno de prótese dentária altamente especializado em próteses fixas sobre implantes ou dentição natural.

Cuidar da saúde oral desde a infância

Para previr problemas, tome nota dos seguintes conselhos:

  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, utilizando métodos de limpeza entre os dentes, como fio dentário;
  • Evitar o consumo de doces, tabaco, bebidas alcoólicas e hidratos de carbono;
  • Ter uma alimentação saudável e variável, com alimentos que promovam uma flora oral equilibrada;
  • Visitar o médico dentista pelo menos duas vezes por ano

Reforce a sua autoconfiança em qualquer idade, cuide dos seus dentes com os especialistas em saúde oral (e também em sorrisos) da MALO Clinic. Até 31 de maio, aproveite a campanha de desconto de 15% em facetas ou coroas.**

*Dr. Pedro Cosme, LP: N.º 4468/OMD
** Campanha não acumulável com outros descontos, nem aplicável a planos de tratamento já a decorrer.


CONTEÚDO PATROCINADO

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Adoçante comum presente em pastilhas elásticas e até pastas dentífricas associado a duplicação do risco de AVC e enfarte

Adoçante comum presente em pastilhas elásticas e até pastas dentífricas associado a duplicação do risco de AVC e enfarte

Oficina do Cego: Aprender as artes gráficas, da serigrafia à tipografia

Oficina do Cego: Aprender as artes gráficas, da serigrafia à tipografia

Nova app MyHyundai até vai mostrar vídeos das intervenções técnicas

Nova app MyHyundai até vai mostrar vídeos das intervenções técnicas

Mariana arrasa Daniel após “traição” em “Casados à Primeira Vista”

Mariana arrasa Daniel após “traição” em “Casados à Primeira Vista”

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Requintado jantar assinala inauguração da nova exposição de Joana Vasconcelos na Boutique Dior, em Lisboa

Requintado jantar assinala inauguração da nova exposição de Joana Vasconcelos na Boutique Dior, em Lisboa

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos' na Gulbenkian

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos' na Gulbenkian

Letizia e Felipe VI celebram 10 anos de reinado

Letizia e Felipe VI celebram 10 anos de reinado

Estou a pensar fazer um crédito de habitação com o meu companheiro. Devo fazê-lo?

Estou a pensar fazer um crédito de habitação com o meu companheiro. Devo fazê-lo?

Kia EV9 GT-Line AWD em testes: A referência nos grandes SUV

Kia EV9 GT-Line AWD em testes: A referência nos grandes SUV

João Paulo Esteves da Silva - O piano e todas as margens

João Paulo Esteves da Silva - O piano e todas as margens

Inster será o 100% elétrico mais acessível da Hyundai

Inster será o 100% elétrico mais acessível da Hyundai

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Implante cerebral ajuda sobrevivente de AVC que perdeu a fala a comunicar de forma bilingue

Implante cerebral ajuda sobrevivente de AVC que perdeu a fala a comunicar de forma bilingue

EXAME de junho: Quais as regiões que mais exportam?

EXAME de junho: Quais as regiões que mais exportam?

Os

Os "looks" de Leonor e Sofia no 10.º aniversário de reinado dos pais

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Navegando rumo ao futuro digital do oceano

Navegando rumo ao futuro digital do oceano

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Emoção e paixão no casamento de Ivo e David em “Casados à Primeira Vista”

Emoção e paixão no casamento de Ivo e David em “Casados à Primeira Vista”

Os planos da Stellantis para criar um ecossistema de software para os carros

Os planos da Stellantis para criar um ecossistema de software para os carros

Os telemóveis que vão deixar de poder ter WhatsApp já nos próximos dias

Os telemóveis que vão deixar de poder ter WhatsApp já nos próximos dias

No regresso aos vestidos e às sandálias, Letizia usa fitas cinesiológicas

No regresso aos vestidos e às sandálias, Letizia usa fitas cinesiológicas

Ronaldo compra participação na Vista Alegre e vai levar a marca para a Ásia

Ronaldo compra participação na Vista Alegre e vai levar a marca para a Ásia

NATO investe mil milhões de euros em robótica, Inteligência Artificial e fábricas no Espaço

NATO investe mil milhões de euros em robótica, Inteligência Artificial e fábricas no Espaço

Sete livros infantis para levar na mala das férias

Sete livros infantis para levar na mala das férias

A La Redoute Intérieurs apresentou a sua nova coleção em Paris

A La Redoute Intérieurs apresentou a sua nova coleção em Paris

Nikon Z6 III anunciada com sensor de imagem inédito

Nikon Z6 III anunciada com sensor de imagem inédito

David e Ivo emitem comunicado após suspeita de “mentira” em “Casados À Primeira Vista”

David e Ivo emitem comunicado após suspeita de “mentira” em “Casados À Primeira Vista”

Vencedores do passatempo 'Gru - O Maldisposto 4'

Vencedores do passatempo 'Gru - O Maldisposto 4'

Zona: Três mitos sobre esta doença que pode ser incapacitante

Zona: Três mitos sobre esta doença que pode ser incapacitante

Exame 35 anos: venha discutir a Economia e celebrar o nosso aniversário

Exame 35 anos: venha discutir a Economia e celebrar o nosso aniversário

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vídeo: Um encontro com Alice Vieira, a 'contadora de histórias'

Vídeo: Um encontro com Alice Vieira, a 'contadora de histórias'

Entre no jogo de copos

Entre no jogo de copos

Os 500 anos de Camões

Os 500 anos de Camões

Portugal esgota hoje os recursos deste ano e começa a usar os de 2025

Portugal esgota hoje os recursos deste ano e começa a usar os de 2025

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Phishing é crime (mas também responsabilidade do banco!)

Phishing é crime (mas também responsabilidade do banco!)

Moda: 20 cestas para usar no dia a dia

Moda: 20 cestas para usar no dia a dia

Dior apresenta coleção Cruise Collection 2025

Dior apresenta coleção Cruise Collection 2025

O regresso de “House of the Dragon”: Nesta guerra de homens primários, quem lidera são as mulheres

O regresso de “House of the Dragon”: Nesta guerra de homens primários, quem lidera são as mulheres

Comer em Lisboa: restaurante Kabuki

Comer em Lisboa: restaurante Kabuki

JL 1400

JL 1400

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites