A British American Tobacco (BAT), empresa líder mundial em multicategoria, não está a construir nada ao acaso: a vontade de proporcionar “Um Amanhã Melhor” para todos os colaboradores passa pela transformação da empresa rumo a um “Mundo sem Fumo”.
Nesta viagem de mudança, sustentada por uma estratégia e um objetivo evoluídos – e da qual fazem parte atualmente mais de 46 mil pessoas em todo o mundo, de 135 nacionalidades diferentes – a empresa fundada em 1902 procura construir um negócio sustentável a longo prazo. Por isso, a missão é a de “Mudar para Melhor” e nela inclui-se a criação de condições para que todos prosperem, independentemente do género, etnia, cultura ou outras diferenças.
A aposta certa para evoluir
Ao trazer diferentes perspetivas para o local de trabalho, a BAT acredita poder responder melhor às necessidades dos consumidores, melhorando assim o desempenho e a inovação. É sabido que a amplitude de conhecimentos alimenta a inovação e a aprendizagem incessantes, e o investimento na ciência e na qualidade dos produtos continuará a ser o principal motor dos esforços da empresa para tornar o “Mundo sem Fumo” uma realidade.
Desde 2019, o número total de contratações que trazem para a BAT novas capacidades – como a análise de dados, o digital, a sustentabilidade, a inovação, a propriedade intelectual e a ciência – é superior a 3800 e, destas, 45% são mulheres.
Foi também nesse ano que a BAT lançou o programa Women in STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que utiliza parcerias externas e plataformas internas de aprendizagem e desenvolvimento para atrair, desenvolver e manter mais mulheres em funções científicas, tecnológicas, operacionais e informáticas dentro da BAT.
Mais diversos e inclusivos
Abraçar a diversidade e celebrar as suas diferenças, sendo “verdadeiramente inclusivo”, está no centro dos valores da BAT. Para além de procurar o equilíbrio entre os géneros, a sua estratégia de Diversidade e Inclusão (D&I) centra-se na pluralidade de nacionalidades, etnias, formas de trabalho e experiências.
São vários os programas e políticas progressistas que têm ajudado a BAT a cultivar uma cultura inclusiva. A representação feminina continua a ser uma área prioritária da agenda de D&I da empresa. Esta está empenhada no seu programa Women in Leadership, cujo objetivo é reforçar o número de mulheres nas equipas de liderança sénior: em 2024, 42% das posições de gestão são ocupadas por mulheres e a meta é chegar aos 45% até 2025.
O que mostram os números da BAT em D&I
- 135 nacionalidades diferentes;
- 42% das posições de gestão são ocupadas por mulheres;
- 27% do Conselho de Administração e 37% do Conselho de Gestão são etnicamente diversos;
- 100% de equipas de liderança com, pelo menos, 50% de nacionalidades distintas entre os funcionários de gestão;
- 1078 mulheres completaram o programa Women in Leadership em 2023.
Uma cultura de futuro
Reconhecida em janeiro de 2024, pelo sétimo ano consecutivo, como Global Top Employer, pelo Top Employers Institute, a BAT assume a diversidade como uma prioridade porque encoraja inovação, criatividade e diferentes formas de pensar.
Estabeleceu como compromisso alcançar 50% de nacionalidades distintas nas principais posições de liderança até 2025 e criar uma cultura de apoio e proximidade com os colaboradores, de forma a atrair e reter os profissionais com mais talento.
Uma das prioridades da sua estratégia de sustentabilidade é ser uma “organização de confiança a operar com integridade”. Isto traduz-se num trabalho diário para criar uma cultura onde todas as pessoas se sintam orgulhosas do papel que desempenham na transformação da empresa e tenham como meta alinhar-se com os mais elevados padrões. E porque uma estratégia redefinida de pouco vale sem uma cultura correta incutida em toda a organização para a concretizar, a BAT passou a operar sob seis novos valores que iluminam o caminho a seguir.
O caminho é por aqui: 6 novos valores BAT
- Realmente comprometido com a inclusão
- Capacitado através da confiança
- Juntos somos mais fortes
- Amamos o nosso consumidor
- Paixão por vencer
- Fazer a coisa certa
Assim, para a BAT, construir “Um Amanhã Melhor” não passa apenas por procurar reduzir o impacto da sua atividade na saúde, mas também gerar um impacto social positivo e garantir uma liderança corporativa forte. E isso faz-se promovendo uma cultura dinâmica e inclusiva e proporcionando oportunidades de desenvolvimento e um tratamento justo.
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