O evento de lançamento do Sérum Epigenetic, da Eucerin, foi moderado pela jornalista da Activa, Carmo Lico

Se lhe disséssemos que o segredo da manutenção do envelhecimento da pele está bem perto da própria sequência genética, mas não determinado exclusivamente por esta, o que diria? E se acrescentássemos que podemos mesmo aspirar a reverter os sinais da passagem do tempo com a ajuda de um fórmula tópica?

Foi com estas questões promissoras que o Sérum Epigenetic, da gama Hyaluron-Filler da Eucerin, foi apresentado em setembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O evento foi marcado pelo contributo de reconhecidos dermatologistas e farmacêuticos, bem como pela presença de Fátima Lopes, embaixadora da marca, tendo contado com a moderação da jornalista de beleza da Activa, Carmo Lico.

Epigenética. A ciência na base

Para entender como funciona esta inovação, é necessária uma breve lição que nos aproxime dos processos complexos que ditam a nossa genética. Ana Molina, dermatologista com forte presença mediática em Espanha, explicou, num breve vídeo, o quanto a epigenética faz parte do nosso dia-a-dia.

Falamos da área da biologia que investiga os agentes que ativam determinados genes e desativam outros, sem alterar a nossa sequência genética. Um dos mais estudados processos da epigenética é a metilação, na qual estes genes são silenciados ou amplificados através da ação de uma enzima. “À medida que envelhecemos, as células deixam de saber gerir adequadamente este processo, existindo mais erros, e dando origem a hipermetilação”, completou Mariana Brazão, Pharmacy Training Specialist na Beiersdorf, empresa mãe da Eucerin.

Catarina Martins, Training Manager, e Mariana Brazão, Pharmacy Training Specialist, Beiersdorf

É neste ponto que a Epicelline, o principal ingrediente presente no Sérum Epigenetic, surge como uma revolução. Este flavonoide extraído do chá da árvore da videira, e oriundo da China, reduz as marcas epigenéticas e torna a metilação mais específica. Como resultado, reverte 10 sinais de envelhecimento, proporcionando a recuperação da firmeza, suavidade, elasticidade e luminosidade do rosto, entre outros sinais de juventude, numa aparência até cinco anos mais jovem.

A coragem de inovar

Catarina Martins, Training Manager na Beiersdorf, explicou como a identificação deste ingrediente segue uma linha temporal extensa de avanços científicos que remonta a 2008, quando a marca iniciou a investigação nesta área. “Quando falamos em inovação, há também risco, e, para estarmos aqui hoje, a dizer que o envelhecimento deixa de ser um dado adquirido, alguém teve de ter coragem”.


“Com este algoritmo que mede a idade biológica da pele, podemos chegar ao ingrediente capaz de reverter a idade que a nossa pele aparenta ter, e deixamos de colocar as pessoas em caixas determinadas pela idade”

Catarina Martins, Training Manager na Beiersdorf

A Epicelline foi descoberta no seguimento da patenteada Age Clock Technology, outra patente da marca alemã, finalizada em 2021, o primeiro relógio biológico especificamente criado para a pele. “Com este algoritmo que mede a idade biológica da pele, podemos chegar ao ingrediente capaz de reverter a idade que a nossa pele aparenta ter, e deixamos de colocar as pessoas em caixas determinadas pela idade”, concluiu Catarina Martins.

Luís Uva, dermatologista, foi um dos oradores convidados

Esta abordagem personalizada foi confirmada pelo dermatologista Luís Uva. O especialista falou dos procedimentos cosméticos mais predominantes hoje, desde o botox à bioestimulação, e explicou como, em consulta, parte dos produtos que os pacientes já utilizam, adaptando a rotina prescrita a cada pessoa. “Em caso de ter de fazer escolhas, recomendo sempre que a pessoa invista mais num sérum, onde terá mais benefícios pela concentração de ingredientes”, explicou. “Com o Sérum Epigenetic, temos a oportunidade de, graças à epigenética, ativar o caminho alegre dos nossos genes”, concluiu.


“Com o Sérum Epigenetic, temos a oportunidade de, graças à epigenética, ativar o caminho alegre dos nossos genes”

Luís Uva, dermatologista


Uma marca com propósito

Fátima Lopes personifica bem o papel que a epigenética tem na nossa vida e aparência. A apresentadora explicou que era uma apaixonada pelo conceito muito antes de saber o seu nome, tendo privilegiado o desporto e os hábitos saudáveis desde a adolescência.

A embaixadora da Eucerin partilhou uma divertida história que marcou o fim da sua exposição solar sem preocupações há quase duas décadas, quando uma maquilhadora com quem trabalhava a viu ao sol num passeio de barco e lhe implorou que saísse do alcance dos raios solares, pois dentro de pouco tempo nada poderia fazer para corrigir as marcas no rosto.

Fátima Lopes, embaixadora da Eucerin, partilhou a sua experiência pessoal com o novo Sérum Epigenetic

Partilhou também, de forma transparente, a sua experiência com o Sérum Epigenetic: apesar de o recomendado serem as duas aplicações por dia, Fátima Lopes menciona que notou diferenças muito surpreendentes com apenas uma, que se encaixou melhor na sua rotina já estabelecida com Hyaluron-Filler + Elasticity, também da Eucerin.


“A Eucerin tem o propósito de trazer soluções para as perguntas que permanecem sem respostas há muito tempo”

Joana Araújo, Junior Brand Manager e Digital Manager na Beiersdorf

Joana Araújo, Junior Brand Manager e Digital Manager na Beiersdorf, relembrou o papel da marca na procura de soluções. A Eucerin tem o propósito de trazer soluções para as perguntas que permanecem sem respostas há muito tempo. Ficamos muito felizes por, ao fim de 15 anos, sermos pioneiros nas respostas sobre como reverter os sinais de envelhecimento da pele.”


Como tudo começou…

A Eucerin nasceu em 1900 com uma revolução médica: uma base emulsionante patenteada pelo químico Isaac Lifschutz, que possibilitou a produção em larga escala de uma emulsão água em óleo, e a que foi dado o nome de Eucerit.

Já a casa mãe, a Beiersdorf, tinha tido igualmente origem numa patente de um novo tipo de gaze criado por Paul C. Beiersdorf em 1882, em Hamburgo. Ainda é nesta cidade alemã que a marca mantém o seu centro de investigação, a partir do qual muitas outras descobertas, como é o caso do Epicelline, o ingrediente ativo do Sérum Epigenetic, têm sido dadas a conhecer ao mundo.


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