1 AVEIA
A aveia é um cereal de alta qualidade nutricional, rica em fibras solúveis que ajudam ao funcionamento dos intestinos. Além disso, promove um decréscimo significativo do colesterol no sangue, tem um efeito protector no desenvolvimento de cancro do intestino e ajuda na diminuição da absorção de glicose, no caso dos diabéticos.
2 AZEITE
Dentro das propriedades benéficas do azeite virgem, podemos destacar o facto de diminuir o colesterol das artérias (levando-o de volta ao fígado). Também combate a hipertensão e alguns tipos de cancro e protege e fortalece os aparelhos digestivo e imunitário. Mas, atenção: o azeite deve ser utilizado cru, para dar sabor e finalizar os pratos.
3 CHÁ
Esta bebida estimulante, quando ingerida na sua forma pura, não tem nenhuma caloria. Os seus principais efeitos são: . combater o envelhecimento das células; . reduzir o risco de cancros do esófago e do estômago, assim como doenças do coração, gastrites e derrames cerebrais; . ajudar a fortalecer os ossos e controlar a pressão arterial.
4 PEIXE
Excelente fonte de proteínas, ferro e outros minerais, além de conter os célebres ácidos ómega 3, que são os grandes responsáveis por uma parte da enorme lista de benefícios que traz à saúde. O consumo regular de peixe diminui o desenvolvimento de doenças do coração e da arteriosclerose, ajuda à boa coagulação do sangue e alivia os sintomas da artrite reumatóide, protegendo o organismo de inflamações.
5 SOJA
Das plantas mais nutritivas e versáteis, é uma óptima fonte vegetal de proteínas. Pobre em calorias e em gorduras, aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol mau (LDL) do sangue, reduzindo o risco de doenças do coração; previne ainda algumas formas de cancro, especialmente o da mama. As isoflavonas (antioxidantes naturais) presentes na soja combatem alguns sintomas da menopausa, como afrontamentos, e ajudam a evitar a osteoporose.
6 VINHO
Tinto ou branco, na dose recomendada pode ser responsável por: . prevenir doenças: desde as simples constipações até ao cancro; . controlar a hipertensão em pessoas propensas; . reduzir o risco de problemas cardíacos e, nos casos de pessoas já doentes, ajudar a evitar um segundo enfarte; . nos idosos, está cientificamente provado que tem possibilidades de diminuir o risco de desenvolver problemas mentais.
7 TOMATE
O tomate é uma boa fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais como o fósforo, ferro, potássio e magnésio. Entre alguns dos seus benefícios, destacam-se o facto de ser um excelente revigorante do organismo e purificador do sangue. Ajuda no combate às doenças do fígado e do estômago e evita o desgaste mental.
8 ALHOS
Além de conter vários antibióticos naturais e anticoagolantes, selénio, zinco vitaminas B1, B2, C e provitamina A, o alho é excelente para constipações, gripes, bronquites, tuberculose, pneumonia e asma. O seu consumo regular, de no mínimo 8 g/dia, pode reduzir o risco de enfarte. Além disso, é ainda um hipotensor e um dilatador dos vasos sanguíneos.
9 BRÓCOLOS
Com alto teor de fibras e pouco calóricos, os brócolos protegem o organismo contra diversos tipos de cancro. Segundo alguns estudos, o índice de incidência do cancro do cólon, mamas, útero, pulmões, próstata, esófago, laringe e bexiga entre as pessoas que comem grandes quantidades de brócolos é significativamente reduzido.
10 MAÇÃ
Ricas em químicos de proveniência vegetal, as maçãs: . reduzem o risco de ocorrência de várias doenças crónicas, entre as quais os problemas cardíacos; . são poderosos anti-inflamatórios e fortalecedor das artérias; . têm componentes anestésicos, diuréticos e expectorantes.