Acorda a meio da noite transpirada e desconfortável e não entende porquê? O seu marido e os seus filhos já lhe disseram que anda muito irritadiça e sem paciência para nada? Se tem entre os 45 e os 55 anos, é provável que estes sejam alguns sinais que indicam que pode estar a entrar na menopausa. É então que começam a surgir os primeiros suores frios, para não falar dos calores inesperados (afrontamentos) que podem levar a transpiração excessiva, muitas vezes durante a noite, e das mudan-ças repentinas de humor. Mas as mudanças também surgem a nível psicológico. A prová-lo, um estudo, publicado na revista ‘Archives of General Psychiatry’, que re-vela que, nesta altura da vida, as mulheres sem historial de depressão têm o dobro das probabilidades de vir a desenvolver algum transtorno psíquico.

A questão que se coloca é: ‘o que pos-so fazer’? Bem, nesta fase é necessário conhecer as opções de tratamento para, em conjunto com o seu médico, escolher a que se adequa melhor ao seu caso.

Terapêutica Hormonal de Substituição (THS)

Quais os benefícios ?

Indicada para aliviar os sintomas da menopausa, a sua prescrição também actua sobre a descalcificação, tendo óptimos re-sultados na prevenção da osteoporose. Os benefícios são quase imediatos: diminui os afrontamentos e os suores nocturnos, ajuda a manter a concentração, decresce a fadiga e a falta de energia.

Como é que actua?

A sua acção baseia-se na reposição das hormonas femininas (estrogéneo e progesterona) que o ovário deixa de produzir com o cessar da menstruação. ‘Existem dois métodos: só estrogéneo (indicado para mulheres que fizeram histerectomia, uma intervenção cirúrgica de remoção do útero) ou a combinação das duas’, adianta Daniel Pereira da Silva, ginecologista.

Tem de ser tomada a vida toda?

É consensual que a terapêutica deve ser mantida no máximo por cinco a seis anos, mas também aqui o tipo de THS (mono ou combinada) e a forma como o organismo da mulher se comporta devem ser avaliados. A terapêutica deve ser personalizada, apresentando a mais baixa dosagem possível, e deve man-ter-se apenas enquanto os sintomas se mantiverem.

Quais as formas de administração?

Os comprimidos, gel, adesivo de aplica-ção dérmica, creme vaginal e os implantes subcutâneo ou vaginais são as opções disponíveis segundo indicação médica.

Há alguns riscos?

A combinação das moléculas de estro-géneo e progesterona está no centro da controvérsia entre a comunidade médica, às voltas com a relação riscos/benefícios para a mulher. ‘Está provado que a proges-terona, associada aos estrogéneos, aumenta o risco de cancro da mama, mas também sabemos que este é o único tratamento realmente eficaz’, explica o ginecologista, que alerta para a necessidade de a mulher realizar uma mamografia antes de iniciar a terapia. ‘Ao fim de um ano, avalia-se como se comportou a mama. Se não houver modificação, ficamos mais tran-quilos. À mínima suspeita, reduzimos ou alteramos a substância (progesterona) que potencia o risco, garantido-se a segurança do tratamento.’

Há alguma situação que impeça o recurso à THS?

Sim. Está contra-indicado quando está a amamentar ou se há suspeitas de gravidez (mesmo quando há sintomas de pré–menopausa, os órgãos reprodutores continuam a funcionar e a mulher pode engravidar), se tem problemas hepáticos e mamários, se suspeitar de tumor no ovário ou se sofre de alterações vasculares ou diabetes.

Os benefícios justificam os riscos?

‘Há muitos exageros quando o assunto é THS. Sabemos que não temos a panaceia ideal, mas, desde que os riscos sejam bem avaliados, assim como os benefícios, não há por que não fazê-la’, adverte o ginecologista. E reforça que ‘uma vigilância permanente e os exames de acompanhamento despistam o perigo e ajudam a tranquilizar a mulher’.

Alternativas menos convencionais

A ideia de que apenas a THS consegue atenuar e melhorar a qualidade de vida há muito que foi ultrapassada pela chegada de novas terapêuticas: as alternativas naturais.Porém, a inexistência de uma autoridade nacional que assegure a segurança destas terapêuticas (no caso dos medicamentos cabe ao Infarmed dar a sua aprovação), reforça a ideia de que não deve iniciar uma terapêutica sem falar com o médico.

Fitoestrogéneos ou isoflavonas de soja (SERM)

As isoflavonas ou fitoestrogéneos são substâncias presentes na soja e nos seus derivados. As semelhanças estruturais entre os fitoestrogéneos e a hormona feminina de estrogéneo garante-lhe que seja bem tolerada e que reduza os afrontamentos e os níveis de colesterol. É uma alternativa válida para todas as mulheres e, em especial, para quem está contra-indicada a THS, seja porque há um historial de cancro de mama na família, porque já sofreu da doença ou se tem problemas hormonais prévios. A sua actuação reduz e previne o risco cardiovascular, regulariza o colesterol e previne doenças neurodegenerativas. Se bem que não exista evidência que garanta protecção contra o cancro da mama, sabe-se que não predispõe à doença. Os fitoestrogéneos existem em alguns vegetais, mas a soja é a que está mais bem estudada, daí que existam suplementos alimentares (cápsulas), vendidos em farmácias, para os quais não é necessário receita médica.

Vitamina E

Pode ser uma ajuda preciosa para atenuar o efeito dos afrontamentos, ao mesmo tempo que confere protecção cardiovascular, já que inibe a acção dos radicais livres. Apesar de existir em alguns alimentos (brócolos, batata-doce, leite), apenas os suplementos (comprimidos) repõem a quantidade necessária ao organismo. Mas, atenção: os estudos científicos não asseguram esta causa e efeito e avisam que uma sobredosagem de vitamina E pode prejudicar a saúde.

Black cohosh

A Sociedade Americana para o estudo da Menopausa há muito que recomenda às mulheres maduras os suplementos baseados nesta planta, conhecida há muito pelos índios americanos. A sua composição, baseada em fitoestrogéneos, permite minorar os sintomas da menopausa. Com uma acção suave, mas suficiente, estes comprimidos atenuam o défice de estrogéneos, diminuindo a intensidade dos calores e dos suores nocturnos. Estes produtos já estão à venda nas farmácias.

Suplementos alimentares de soja e inhame selvagem

As isoflavonas presentes na soja ajudam a reduzir a intensidade e frequência das ondas de calor enquanto o inhame selvagem (um tubérculo rico em diosgenina, uma molécula cuja estrutura se aproxima da progesterona natural) regula a retenção dos líquidos e das sensações de inchaço, ao mesmo tempo que atenua os problemas de humor e de sono. Podem ser encontrados nas farmácias.

Tibolona

Este esteróide, que combina o essencial das hormonas femininas (estrogéneo e progesterona), tem uma acção eficaz na profilaxia da osteoporose e dos afronta mentos e previne a doença de Alzheimer. Apesar dos benefícios, o Infarmed adverte que estes comprimidos podem desencadear reacções adversas, como alterações no peso, hemorragia vaginal, dores abdominais, perturbações gastrointestinais, depressão e perturbações visuais. É vendido nas ervanárias.

Acupunctura

Complementada com uma fitoterapia chinesa, baseada nas isoflavonas de soja, esta terapêutica ajuda-a a equilibrar as hormonas, promover o aumento da massa óssea, melhorar a circulação sanguínea, controlar o peso e contrariar a ansiedade. É iniciada com os primeiros sintomas (irregularidade menstrual). As sessões de acupunctura são mais frequentes no início e terminam com o fim da menstruação, quando se inicia a ingestão das isoflavonas de soja, para tomar toda a vida.

Alimentos que aliviam os sintomas

Poucos sabem que as alterações fisiólogas impostas pela falta da produção de estrogéneos, como a ‘falta’ de ar e os ‘calores’, podem ser minimizadas se, ao longo da sua vida, tiver ingerido os alimentos certos. Os nutricionistas apelam a uma dieta rica em cálcio, fósforo, vitamina D, magnésio e boro (leite, queijos, carne e legumes). Não se esqueça dos hidratos de carbono, em especial os amidos (batata, massas, pão) e de beber muita água. Tenha também na sua dieta alimentos ricos em ómega-3 (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, óleos de peixe e sementes de linhaça) e use e abuse dos ácidos gordos monossaturados (azeite).

Quando surge mais cedo do que o normal

A menopausa prematura ocorre antes dos 40 anos. Entre as causas destacam-se as anomalias genéticas ou os problemas do sistema auto-imune (em que os anticorpos do nosso organismo lesam os ovários). Para quem fuma, um alerta: este hábito pode levar a menopausa a começar alguns meses antes do normal. A THS com estrogéneos pode evitar ou reverter os sintomas, contudo, uma mulher nestas condições tem menos de dez por cento de possibilidade de engravidar.

Mais no portal

Mais Notícias

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Cinco casos de atropelamentos graves à democracia e aos cidadãos

Cinco casos de atropelamentos graves à democracia e aos cidadãos

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

William revela que os filhos têm dois novos amigos

William revela que os filhos têm dois novos amigos

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Lucas de “Casados à Primeira Vista” voltou a casar-se. As imagens da cerimónia

Lucas de “Casados à Primeira Vista” voltou a casar-se. As imagens da cerimónia

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites