Estamos no fantástico gabinete de Roberto Cavalli, na sua fábrica de Florença. Nessa noite iremos à festa de lançamento do novo perfume Roberto Cavalli, na sua casa renascentista numa colina sobre a cidade. Mas entretanto o designer arranjou tempo para algumas entrevistas exclusivas e recebe-nos com a mulher, Eva.
Qual é a sua recordação olfativa mais marcante?
Roberto – O perfume da minha mãe. Ela adorava perfumar-se e tomava banho em perfume, fosse qual fosse o aroma que usava. Talvez por isso eu não uso perfume… Agora já não tanto, mas durante anos perturbava-me uma pessoa muito perfumada. E digo-lhe uma coisa que nunca contei a ninguém: durante muitos anos tive um chimpanzé, porque adoro animais. E o meu chimpanzé, que aliás era uma fêmea, adorava a minha mãe justamente por causa do perfume (ri-se). Quando a minha mãe chegava, ela saltava-lhe para o colo, abraçava-a e cheirava-a porque ficava extasiada com o perfume dela!
No que diz respeito a moda a sua atitude é ‘more is more’, quanto mais melhor. E em relação ao perfume?
R. – É verdade que eu tento ser sempre mais e mais em tudo… Mas em relação ao perfume temos que considerar que não é uma coisa que se mude a cada estação, como a moda.
Eva – Neste caso é quanto mais melhor porque pusemos muita paixão e muito amor neste perfume.
R. – Acho importante realçar que fizemos este perfume, e também o frasco e a embalagem, com tanto empenho e tanto positivismo que podemos dizer que o que o torna diferente dos outros é que nele está o meu amor.
Como homem que ama as mulheres e trabalha para elas, que conselho lhes daria?
R. – Não me parece que possa dar conselhos às mulheres porque, em geral, acho-as mais inteligentes que eu… Eu adoro a feminilidade. Acredito que o homem tem a força e a mulher a inteligência. Sou talvez o único homem a pensar isto (ri-se e Eva concorda sorrindo). Por isso o conselho que eu daria às mulheres é que ponham sempre mais em evidência a sua feminilidade, nunca tentem ser masculinas. Porque a parte feminina de uma mulher é o seu maior poder.
O perfume e a sua musa
Roberto Cavalli não esconde o seu orgulho naquele que considera o seu primeiro perfume porque é o primeiro em que colaborou desde o início. “Há dois dias, quando o perfume finalizado chegou ao meu showroom, voltei a pôr um bocadinho aqui na mão. E gostei tanto! Não sei m se é por ser meu (risos), mas acho-o mesmo, mesmo bom.” O rosto do perfume é a atriz Elisa Sednaoui, que, com a sua sensualidade felina, interpreta na perfeição a mulher Cavalli e esta fragrância: sexy, romântica, boémia, luxuosa, femininane cheia de personalidade.