O M·A·C AIDS FUND, o lado filantrópico da M.A.C, é líder na luta mundial contra o flagelo do HIV/SIDA e é suportado exclusivamente por um modelo de consumo que direcciona 100% do valor da venda (menos IVA quando aplicável) dos batons e lipglass VIVA GLAM para o Fundo.
Os batons VIVA GLAM apareceram em 1994 como forma de angariar dinheiro para o M·A·C AIDS Fund. Ao longo dos últimos 20 anos, a M·A·C Cosmetics lançou 7 linhas de produtos exclusivas VIVA GLAM – incluindo batons e Lipglass – cada um com uma campanha de publicidade associada, em colaboração com várias estrelas como RuPaul, k.d. Lang, Lil’ Kim, Sir Elton John, Mary K.Blidge, Shirley Manson, Linda Evangelista, Boy George,
Christina Aguilera, Missy Elliott, Pamela Anderson, Lisa Marie Presley, Debbie Harry, Eve,
Dita Von Teese, Fergie, Cyndi Lauper, Lady Gaga, Ricky Martin, Nicki Minaj e mais recentemente a Rihanna. (mais informação em www.macaidsfund.org)
Rihanna, que criou um novo tom de baton viva Glam da M.A.C, conversou com a ACTIVA. Esta é a entrevista na íntegra!
1. Porque é que decidiu colaborar com a M·A·C e a campanha VIVA GLAM?
Sempre me senti atraída pela M·A·C porque não é uma marca preconceituosa. Identifico-me bastante porque não me considero uma pessoa com preconceitos. Ambas gostamos de nos divertir e não nos envergonhamos disso.
Não temos medo de falar sobre sexo e queremos encorajar os jovens a protegerem-se. O HIV/SIDA é algo que pode ser evitado. Eu acho que as pessoas têm que estar conscientes disso. Ninguém está livre, não há nenhuma religião ou cultura ou raça ou geração que não possa apanhar HIV/SIDA. Nós temos que ser responsáveis por nos próprios, fazer testes e espalhar a mensagem.
2. Porquê o HIV/SIDA? E porque é que se esta a focar nos jovens?
O HIV/SIDA foi uma grande epidemia na minha geração – tem sido uma constante desde que nasci. Praticamente metade das pessoas infectadas têm 24 anos ou menos, e a maioria são mulheres. Como mulher jovem, penso que é importante que os jovens saibam que não há nada de errado em divertirem-se, ninguém nos esta a dizer para sermos pessoas chatas ou muito certinhas, mas temos que estar protegidos. Nós, jovens, temos esta característica, esta invencibilidade, porque somos novos e estamos a crescer e queremos divertir-nos, e quebrar as regras, e não há nada de errado com isso desde que sejamos responsáveis. É importante abrir os olhos e ter controlo sob a nossa saúde e os nossos corpos.
Eu quis emprestar a minha voz para criar algo que pudesse realmente fazer a diferença. Com o M·A·C VIVAGLAM, cada cêntimo da venda dos batons/lipglasses reverte para o M·A·C Aids Fund, que vai directamente para pessoas que são afectadas pelo HIV/SIDA ao redor do mundo. Até à data o M·A·C AIDS Fund angariou mais de 315 Milhões de Dólares…. São muitos batons!!
3. Como sugere que as pessoas comecem a educar-se a si próprias, especialmente nesses países onde não se fala muito sobre o HIV/SIDA?
Eu acho que uma das melhores formas de aumentar o conhecimento hoje em dia é através das redes sociais, do passa-palavra, entrar dentro das comunidades e falar directamente com as pessoas. Mas começa em nós. Começa com as nossas escolhas, começa com os nossos esforços e com aquilo que estamos a fazer para nos protegermos, e o que estamos a fazer para proteger os outros, mesmo que estejamos infectados. Todos nós temos que reajustar o nosso pensamento. É difícil imaginar, mas nós pensamos no HIV/SIDA como sendo a historia de alguém, no entanto pode ser a historia de qualquer um de nos.
4. Começou a trabalhar com a M·A·C como a primeira Parceira Criativa de sempre da marca e criou várias colecções. Alguma vez imaginou que iria ser a próxima porta-voz VIVA GLAM?
Após o sucesso do RiRi Woo e com as reacções que tivemos a todos os meus batons, começámos a falar em fazer um VIVA GLAM. Fazia todo o sentido para nós. Pensámos que se estes batons faziam tanto sucesso, imaginem o quanto poderíamos angariar para ajudar pessoas com HIV/SIDA. As estrelas estavam alinhadas.
5. De que forma o VIVA GLAM Rihanna é diferente do RiRi Woo?
O RiRi Woo foi o primeiro produto que eu criei na minha parceria com a M·A·C – é um verdadeiro encarnado matte. Como os meus fãs adoraram, e eu sei que actualmente todas as mulheres adoram usar batons encarnados, sabia que queria criar algo no mesmo tom mas com um toque especial. Por isso, para o VIVA GLAM Rihanna acrescentei um pouco de brilho, para que a textura seja mais brilhante – não tão matte como o RiRi Woo. E como 100% do valor da venda reverte a favor do M·A·C AIDS Fund, era muito importante que este batom pudesse funcionar em variadíssimos tons de pele. Na M·A·C, nós gostamos de dizer “compre um batom, salve uma vida”.
6. Porque é que o batom é o seu produto de maquilhagem preferido?
Para mim a maquilhagem é um acessório fundamental. Pode mudar um look, pode fazer toda a diferença no nosso visual e é por isso que eu gosto de brincar com os batons. Um batom pode tornar um look simples num look elegante – especialmente se for encarnado.
E sabe o que um VIVA GLAM pode fazer?
Comprar 254 preservativos para prevenir a transmissão do HIV
Garante serviços de nutrição a 13 pessoas que vivem com HIV/SIDA
Proporciona fruta fresca, vegetais, e mercearias essenciais para uma mãe e filho afectados pelo HIV durante 1 semana inteira.
Compra de 200 novas seringas que são dadas aos utilizadores de drogas injectáveis em troca de agulhas usadas de forma a prevenir a transmissão do HIV
Compra de 151 kits de injecção seguros
Proporciona 32 Safer Sex Kits que incluem preservativos, lubrificante e instruções
Proporciona um local seguro e limpo para dormir durante duas noites para uma pessoa infectada
Proporciona 45 minutos de uma aula de técnicas de prevenção do HIV para um grupo de 75 mulheres e crianças
Compra de 10 refeições nutritivas e personalizadas para uma pessoa afectada pelo HIV/SIDA
Compra de um teste oral do HIV
Proporciona aconselhamento a uma pessoa com SIDA que também sofra de adição às drogas, doença mental e que seja sem abrigo
Proporciona uma camisa e uma gravata para que um residente de uma das organizações possa ir a uma entrevista de trabalho
Proporciona 30 minutos de formação a 20 prestadores de serviços médicos sobre prevenção do HIV e saúde reprodutiva
Compra de 24 preservativos femininos para prevenir o HIV, doenças sexualmente transmitidas e gravidezes não planeadas
Compra de um par de sapatos escolares para uma criança orfã devido ao HIV
Teste do HIV para 14 grávidas
Proporciona medicamentos para 5 bebes recém nascidos para prevenir a transmissão do HIV através das suas mães