Rosto da coleção de coloração Excellence Creme ‘Castanhos d’Alma’, da L’Oréal Paris, Ana Moura revelou-nos alguns dos seus segredos de beleza.
Como aconteceu o convite da L’Oréal?
Eles vieram ter comigo e eu fiquei muito honrada com o convite porque as produções da L’Oréal são sempre incríveis. E adorei a experiência.
Muda com facilidade a sua cor de cabelo?
Já tenho mudado algumas vezes. O ano passado tinha-o um pouco mais claro… Mas realmente esta cor é ‘a minha cor’, tem mais a ver com o meu tom de pele. O cabelo já estava muito claro porque foi clareando e eu fui-me habituando, e estava com algum receio de pintar e me sentir muito pesada… Mas não, gosto muito.
O cabelo é muito importante na sua imagem? Diz que não consegue cantar com o cabelo preso…
É verdade. É uma coisa física, se tiver o cabelo apanhado sinto-me presa. Mas também esteticamente… o cabelo é uma moldura. E eu sempre me habituei a ter um cabelo muito farto, volumoso.
Teve sempre o cabelo comprido, desde criança?
A partir de uma certa idade, sempre. Mas em miúda tive o cabelo curto, e durante tanto tempo que depois quando me vi com o cabelo comprido nunca mais o usei curto (risos). A minha mãe adorava ver-me de cabelo curto, estava sempre a cortar-me e eu pedia-lhe para o deixar crescer… Até porque sempre tive um bom cabelo.
É fácil cuidar dele e mantê-lo bonito? Qual é a sua rotina de cuidado do cabelo?
O meu cabelo é naturalmente encaracolado mas de tanto o esticar já perdeu um bocadinho os caracóis e agora tem tendência para frizar, por isso tenho de ter alguns cuidados. Uso produtos da L’Oréal (parece que estou a dizer isto porque sou imagem da coloração deles… mas é mesmo verdade), aplico sempre um sérum anti-frizz depois de lavar e novamente depois de secar, nas pontas, para selar.
E em matéria maquilhagem e cuidados do rosto? É daquelas pessoas que anda sem maquilhagem fora dos palcos?
Como estou sempre a usar maquilhagem em trabalho, no resto do tempo gosto de deixar a pele respirar, apesar de atualmente a maquilhagem ter uma qualidade que ajuda a proteger a pele. Mas de vez em quando sinto que ela precisa de estar sem nada. Mas pelo menos uma máscara de pestanas ponho sempre.
O que a faz sentir-se bonita?
Estar com uma boa pele e um bom cabelo. Podemos estar muito bem maquilhadas mas se a pele não estiver bem tratada não é a mesma coisa. E com o cabelo passa-se o mesmo: tem de estar bem tratado e com uma bela cor. Isso faz-me sentir bonita.

O tom de cabelo que Ana Moura está a usar neste momento é o tom 4.03 ‘O castanho da Ana’ da coleção Castanhos d’Alma, de L’Oréal Paris.