Para muitas pessoas a sensação de sair de um banho quente é das melhores que se pode sentir. Tomar um banho é sim sinônimo de limpeza, mas há uma parte do corpo em especial que, muitos acreditam, não deve passar por debaixo do chuveiro: o rosto. Mas, afinal, lavar o rosto no banho não é assim tão “proibido”.
Charlotte Cho, a fundadora de uma das maiores lojas de cosméticos coreanos de Los Angeles, disse ao “BuzzFeed” que esta é uma das práticas mais prejudiciais para a pele. “A água quente que sai do chuveiro e cai direto no seu rosto pode remover a oleosidade natural, deixando a sua barreira cutânea fraca, vulnerável e rachada”, disse, recomendando que as pessoas lavem o rosto com água fria ou morna antes de entrar no banho.
Porém, as opiniões de outros especialistas não são tão radicais. O médico dermatologista Hadley King explicou à revista “Marie Claire” que “a pele do rosto, como qualquer outra, pode ficar muito seca se houver contacto excessivo com água quente. Portanto, uma regra é fazer com o que o banho não demore muito, não seja muito quente e nem tão frquente”. Já a dermatologista Shasa Hu, ouvida pelo “Insider”, afirma que “se não usar água muito quente e gel impróprio para o rosto, lavar o rosto enquanto está no banho economiza tempo, água, e ainda uma limpeza mais profunda para peparar a pele para a rotina de beleza”.
Portanto, sim, pode lavar o rosto no banho, desde que aguente uma ducha de água morna!