Sempre ouvimos dizer que não devemos deitar-nos com o cabelo molhado. Contudo, se nunca aprofundou o verdadeiro motivo deste conselho, estamos aqui para explicar. Em conversa com a Shape, o dermatologista Steven D. Shapiro colocou todos os pontos nos i’s.
“A boa notícia é que dormir com o cabelo molhado não nos vai deixar constipados, como as nossas mães nos disseram. Contudo, pode afetar a saúde do cabelo“, garante. Isto porque o facto de estar molhado enfraquece os fios, que podem quebrar mais facilmente. Ainda assim, Shapiro explica que este não é um hábito prejudicial se apenas ocorrer esporadicamente.
E se já o fez, com certeza notou também que o cabelo ficou bem mais oleoso, pela manhã. Isto porque mantê-lo molhado por muitas horas leva a que a pele da cabeça fique mais seca. “Depois, esta secura ativa glândulas seborreicas para compensar. O couro cabeludo tem muitas destas glândulas, por isso é um problema frequente“, acrescenta.
Além de tudo isto, cabelo molhado significa pele molhada, o que, segundo o médico, pode levar ao aumento de bactérias e fungos, se assim ficar por longos períodos de tempo – cenário que, com certeza, dispensamos. Um resumo? Evitar ao máximo deitarmo-nos sem secar o cabelo! Tão simples quanto isso.