Em entrevista à ACTIVA, Anabela Henriques, makeup artista Perfumes & Companhia, fala da explosão de cor a que estamos a assistir no mundo da maquilhagem, de técnicas e tendências para arriscarmos mais este verão, e, claro, de um look recente que criou para nós.
Porque é que as cores vibrantes estão em alta neste momento?
Recentemente, houve uma explosão de nostalgia dos anos 2000 e os maquilhadores começaram a utilizar sombra fosca e lábios brilhantes. As pessoas querem cada vez mais expressar-se de forma mais ousada, apostando em cores vibrantes e acabamentos brilhantes. A tendência é misturar cores e texturas.
Os olhos ganharam destaque como forma de chamar à atenção, visto que é a única área visível quando se utiliza máscara facial. Está em voga o eyeliner colorido, especialmente com cor vibrante.
Como é que os iniciantes podem aderir à tendência sem se sentirem intimidados?
Iniciantes em maquilhagem podem começar por utilizar uma máscara de pestanas colorida, um batom vibrante ou um blush mais forte. Outra opção é substituir o eyeliner preto por um colorido. Agora que o verão está a chegar, é uma boa altura para arriscar e experimentar looks diferentes e mais ousados.
Um bom ponto de partida podem ser os olhos. Quais são as melhores opções de produtos para valorizar o olhar com cores fortes?
O olhar pode ser valorizado com a utilização de diversos produtos, a começar por ser criativo na aplicação de sombras e combinação de tons. A nova coleção de maquilhagem “Collect Sunshine Memories”, de Artdeco, inspirada na cidade de Ostuni, irradia calor e alegria, oferecendo os tons ideais para um look de verão forte e radiante, como o azul-cobalto, o dourado e o castanho. Já a coleção de maquilhagem “Desert Light”, da Make Up Factory, tem uma inspiração mais boémia, onde os tons de verde seco e burgundy são o foco. Todas estas cores destacam-se por simbolizarem a energia do verão.
Pode falar um pouco sobre as inspirações por detrás dos looks que criou para o tutorial da ACTIVA?
Os looks foram inspirados nas cores da estação que se aproxima, o verão. O azul do mar e do céu limpo que marcam os dias de praia e o rosa do pôr-do-sol que nos avisa do dia quente que se avizinha. Para terminar, são criados pontos de luz com uma sombra dourada, como se se tratasse do brilho natural que o sol deixa.
Qual é o movimento que deve ser feito para esbater as sombras corretamente?
As sombras devem ser aplicadas com um pincel próprio para o produto, começando no centro da pálpebra móvel e, de seguida, no resto do olho. É importante que seja com toques suaves e que não se aplique demasiado produto de uma vez.
O próximo passo é esfumar as sombras e isso deve ser feito com um pincel adequado. Quanto mais pequeno for o pincel, mais rígido e preciso deverá ser. Assim, para esbater, deve-se optar por um pincel maior e menos denso, para dar um acabamento mais leve e difuso, esfumando em movimentos circulares para fora e para cima.
Uma dica de maquilhador é aplicar o Hydro Balance Fixing Spray da Make Up Factory no pincel para o humedecer antes de aplicar a sombra, intensificando o pigmento e, claro, o resultado final.
Quanto à criação dos pontos de luz, que produtos podem garantir este efeito e como deve ser feita a aplicação dos mesmos?
O glow iluminado dá um aspeto sofisticado à pele e, ao mesmo tempo, de naturalidade e saúde. Podemos começar por aplicar um iluminador em creme na pele e, depois, um iluminador em pó sem partículas de brilho. Para criar outros pontos de luz no rosto, podemos iluminar acima das maçãs do rosto, no arco do cupido, na parte superior do nariz, abaixo do arco da sobrancelha e no canto interno dos olhos.
No look da Cláudia utilizei a coleção Desert Light de Makeup Factory, destacando o Duo Bronze & Highlight, que é perfeito para levarmos para todo o lado, devido ao seu tamanho compacto.
O blush também pode ser uma aposta menos óbvia para fazermos experiências com cores?
Sim, de forma a utilizarmos cores diferentes nos looks de maquilhagem, podemos começar pelo blush. Aliás, uma tendência para este ano é utilizar blush roxo, por exemplo. Para quem não quer arriscar tanto, pode sempre optar por um blush laranja ou rosa mais fortes.
Alguma dica para se escolher a combinação de cores ideal para diferentes tons de pele ou cores de olhos?
Os tons de pele podem influenciar o acabamento do blush, pelo que, em peles claras, o ideal são os blushes rosa e alaranjados suaves. Em peles morenas, os tons que se destacam são o pêssego ou rosa queimado. Por fim, mulheres com pele negra podem investir em cores acastanhadas, rosa queimado, bordeaux e terracota.
Na escolha de sombras, para não falhar nas combinações de cores, o ideal é ter em conta a tabela de cores complementares, que se pode facilmente consultar online. Para os olhos verdes, as cores de sombras que combinam mais são nos tons de vermelho e ameixa. No caso dos olhos castanhos, dependendo do tom, pode optar pelos tons de azul, roxo, azul e lilás. Para os olhos azuis, os tons perfeitos são as cores metálicas, como bronze, ouro e cobre, mas também tons pastéis, como pêssego ou salmão.
Dizem que quando temos cores fortes nos olhos, convém manter o resto da maquilhagem simples. Este velho conselho de beleza ainda faz sentido hoje em dia?
Cada vez mais, a maquilhagem é uma forma de expressão em que podemos – e devemos – destacar vários pontos do rosto. Em tempos, acreditava-se que usar um batom vermelho era sinónimo de que os olhos deveriam estar mais sóbrios. Atualmente, conjugar um olhar com tons vibrantes e um lábio em tons fortes é algo que está na moda e valoriza qualquer mulher, desde que bem conjugadas. Por norma, usar tons fortes tanto nos olhos como nos lábios deixa-nos com um look mais ousado e, dependendo da conjugação que fazemos, pode também tornar-se num look divertido e poderoso. O truque é testar vários tons sem medo, de forma a criar um visual harmonioso e com o qual nos sintamos bem.
Depois de dois anos de pandemia (e de máscaras faciais), as portuguesas estão mais dispostas a arriscar na maquilhagem?
Sim, depois da pandemia, dos isolamentos em casa e da maquilhagem que ficou guardada no armário por quase dois anos, muitas mulheres voltaram (e em força) a preocupar-se consigo e com o seu bem-estar, a ousar mais na maquilhagem, a testar sem medos e a inovar nos visuais.