Não é comum encontrar uma linha completa de produtos de maquilhagem que seja bio e sustentável, mas suficientemente abrangente para ir das bases e corretores aos iluminadores de acabamento profissional, mas a marca de cosmética Mádara (fundada na Letónia em 2006 por quatro mulheres) conseguiu essa proeza. Uma das suas fundadoras, Lotte Tisenkopfa-Iltnere, falou connosco sobre esta gama inovadora.
Porque decidiu lançar uma linha de maquilhagem?
A maquilhagem sempre foi um passo diário na rotina de beleza de muitas pessoas, eu incluída, e se pensarmos bem, ela está na nossa pele mais de 8 horas por dia. Por isso tínhamos de criar uma versão de maquilhagem com uma performance bio e sustentável, segura e natural, que respeita a pele e o ambiente. Encontrámos uma forma de conciliar looks trendy, cores extraordinárias e ingredientes de origem natural, para lançar produtos de maquilhagem altamente funcionais e profissionais, que são fáceis de trabalhar e que dão uma sensação de ‘segunda pele’.
Qual foi o produto mais difícil de formular?
O corretor. É um produto muito específico, para áreas muito específicas, como olheiras, imperfeições, manchas, por isso tem de ter uma fórmula com características únicas. Não pode deixar a pele ressequida, tem de se manter onde é aplicado e ter poder de cobertura. Com os nossos ingredientes naturais criámos um corretor que funciona tão bem como os corretores de topo do mercado, talvez até melhor. Mas posso dizer que, apesar de nos ter custado ‘um braço e uma perna’, criar o corretor perfeito valeu a pena, e conseguimos.
Que ingredientes usam (e não usam) na vossa maquilhagem versus a maquilhagem convencional?
Antes de mais, para nós é importante não só o aspeto de um produto, mas também a sensação na aplicação, queremos criar uma sinergia entre a pele e o produto. Por isso usamos pigmentos minerais refinados, extratos de plantas bio, ácido hialurónico, vitaminas C e E, óleos luxuosos e ceras fixantes para garantir benefícios nutritivos e hidratantes, realçando a sensação de segunda pele. Os vários tons são obtidos misturando óxidos de ferro e mica. Além disso, somos rigorosamente contra o uso de quaisquer ingredientes sintéticos, como silicones, óleos minerais, parabenos, corantes sintéticos, glitter de plástico ou fragrâncias artificiais, o que torna a nossa maquilhagem segura para a pele e para o ambiente. E, claro, todas as fórmulas são 100% veganas, cruelty-free e certificadas Ecocert/Cosmos.
Tem algum produto preferido?
A base Skin Equal. Tem uma boa gama de tons e um acabamento semelhante à textura da pele.