Prejuvenation: como melhorar a pele e retardar o envelhecimento
Prejuvenation: como melhorar a pele e retardar o envelhecimento
(Foto: Pexels by Anna Shvets)

Sabemos que o envelhecimento é inevitável e isso não tem que ser encarado com peso. Bem pelo contrário. Porém, para quem ainda não tem sinais desta passagem do tempo, tem ao seu alcance a possibilidade de retardar o seu aparecimento, prolongando a luminosidade e melhorando a textura da pele. A esta tendência chama-se Prejuvenation e é algo que está a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. Por isso mesmo, entrevistámos Juliana Pais, médica de Medicina Estética e Anti Aging na Laser Clinic, no sentido de percebermos melhor em que consiste esta técnica, a quem se aplica e quais os seus resultados concretos.

Nas gerações anteriores, os cuidados com a pele aconteciam com o aparecimento das primeiras rugas. Hoje, a prejuvenation ganha cada vez mais adeptos. Embora o nome seja autoexplicativo, em que consiste esta tendência?

De forma muito resumida, a prejuvenation consiste em atrasar o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento. E podemos fazê-lo de várias formas, desde estimular a produção de colagenio da pele, assim como preservar o volume facial e a tez natural da pele recorrendo a tratamentos especializados em clínica e cosmética adequada em casa. No fundo, podemos assumir que este termo se refere a alguns cuidados preventivos que podem ser adotados desde cedo para prevenir o envelhecimento cutâneo da pele.

E faz sentido apostar nestes tratamentos de prevenção?

Depende muito dos tratamentos. De uma forma geral não necessitamos de fazer tratamentos demasiado agressivos, nem uma combinação demasiado complexa quando falamos de prejuvenation. Acredito que uma boa rotina de Skin Care associada a alguns protocolos em clínica possam ser a chave. 

E quando falamos de Skin Care não podemos esquecer que a proteção solar é o principal passo da rotina para prevenir o envelhecimento, sendo que existem vários estudos que comprovam a sua eficácia. Além disso, o uso de antioxidantes e retinóides começam a ter cada vez mais adeptos por conseguirem atrasar os sinais do envelhecimento. Muitos são tratamentos não invasivos e rápidos, que podem ser feitos na “hora do almoço”. 

Prejuvenation: como melhorar a pele e retardar o envelhecimento
Juliana Pais é médica de Medicina Estética e Anti Aging

Agir de forma preventiva é a diferença entre uma pele mais jovem, por mais tempo, e a necessidade de agir mais intensamente quando as rugas já instaladas são mais vincadas?

Sou da opinião que “prevenir é o melhor remédio”. Sendo que isto não significa que tenhamos que ser obsessivos na busca da perfeição. Envelhecer sempre fará parte, mas porque não envelhecer com mais qualidade? Por que não atrasar os sinais do envelhecimento com recurso a alguns tratamentos que nos farão ter uma melhor qualidade de pele?

Mais fácil que tratar rugas profundas ou uma flacidez muito marcada será prevenir que surjam de forma precoce. 

A partir de que idade se pode, ou deve, começar a prevenir e a antecipar o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento?

Não existe idade estabelecida para o início de tratamentos preventivos. Vai depender muito da genética e dos cuidados prévios que tiveram com a pele. Por exemplo, pacientes que sempre tiveram cuidado com o uso de protetor solar diário e evitaram exposições excessivas ao sol irão ter um envelhecimento menos marcado e provavelmente poderão adiar tratamentos preventivos em clínica. 

Por outro lado, o recurso aos Neuromoduladores (conhecidos como Toxina Botulínica/Botox) podem estar indicados pela primeira vez num paciente com 20/25 anos porque na avaliação clínica já conseguimos identificar rugas em repouso (normalmente são paciente mais expressivos e que têm rugas vincadas mais precocemente), no entanto num outro paciente a mesma indicação pode ser feita só aos 40/45 anos, uma vez que não apresenta rugas de expressão de forma precoce. 

Com isto ressalto a importância da consulta inicial onde o paciente é avaliado e onde é feito um protocolo individualizado onde tenho em atenção também os objetivos e necessidades do paciente.

Quais são os tratamentos mais aconselhados numa fase de prevenção?

Na consulta de avaliação que realizo previamente faço as recomendações de cosmética adequadas ao tipo de pele e estabeleço um plano de seguimento a médio prazo de forma a orientar cronologicamente os procedimentos.

Na minha prática clínica, os tratamentos que mais recomendo como prejuvenation são:

  • Toxina botulínica: para prevenir as rugas de expressão do terço superior do rosto que normalmente surgem cedo em pacientes mais expressivos;
  • Skinboosters: tratamento de hidratação profunda da pele de forma a dar mais luminosidade e melhorar a textura da pele. Ótima opção também para melhorar cicatrizes de acne e fechar poros mais dilatados;
  • Protocolos de hidratação com ácido hialurônico e cocktail de vitaminas: com recurso a diferentes técnicas (desde microagulhamento ao uso de agulhas milimétricas) podemos estabelecer protocolos de hidratação da pele com resultados que se estendem à melhoria da textura da pele e luminosidade. Podem ser feitos como prevenção, mas também como manutenção em peles mais envelhecidas ou prévio a tratamentos com laser para melhorar a sua eficácia;
  • Laserterapia/Luz Pulsada Intensa: alguns equipamentos podem ser uma excelente opção para tratar patologias com acne ou rosácea, ou até hiperpigmentações (manchas) quando existentes;
  • Protocolos de esfoliação e hidratação: com recurso a equipamentos como o Hydrafacial ou com protocolos manuais como o protocolo Fillmed® podemos dar um glow à nossa pele sem necessidade de tempo de recuperação.

Hoje o acesso à informação é extenso e os jovens estão mais conscientes do que é o envelhecimento e a sua prevenção. Têm cada vez mais acesso a informação e são conscientes da variedade de tratamentos disponíveis. Compete-nos a nós, médicos, depois gerir o que estará adequado a cada paciente.

A prejuvenation vai mais além da abordagem puramente estética, pois engloba também o controlo de patologias já existentes, permitindo assim que o paciente envelheça com mais qualidade e de forma natural.

Na prática, quais os resultados que se conseguem obter?

Conseguimos melhorar a qualidade da pele, a luminosidade e a textura. Conseguimos ainda prevenir as rugas estáticas (rugas que surgem quando o rosto está em repouso, sem movimentos faciais). É ainda possível tratar patologias como rosácea ou acne evitando que se estendam ou tenham consequências visíveis na pele, como cicatrizes ou alterações de textura. 

No fundo a prejuvenation vai mais além da abordagem puramente estética, pois engloba também o controlo de patologias já existentes permitindo assim que o paciente envelheça com mais qualidade e de forma natural.

A prejuvenation é uma tendência mundial já instalada. Em Portugal também é assim?

Não considero que seja já uma tendência em Portugal, no entanto vamos percebendo que alguns pacientes estão muito informados e já nos procuram com essa preocupação. Na consulta é importante gerir aquilo que está indicado e o que possa estar inclusive contra-indicado de forma a que não façam protocolos exagerados. Manter a naturalidade é um dos lemas da minha abordagem, seja em termos de prevenção ou mesmo de tratamento. Assumir algumas rugas continua a ser o caminho mais bonito e estético.

“É importante manter a hidratação cutânea com uma rotina de séruns e creme adaptada a cada tipo de pele” 
(Foto: Pexels by Monstera)

O que é que as mulheres procuram mais nesta tendência e quais são as suas maiores preocupações?

A verdade é que não são só as mulheres que procuram, os homens também. O público masculino começa cada vez mais a interessar-se com o tema da prevenção.

O que mais procuram é evitar o surgimento das primeiras rugas, nomeadamente as rugas de expressão. No entanto, em consulta abordo cada vez mais a prevenção da flacidez, que é uma tema que faz cada vez mais sentido. A utilização de equipamentos como o ultrassom microfocado ou alguns lasers, assim como os bioestimuladores injetáveis começam a ocupar um espaço maior nos protocolos de tratamento. Estes vão permitir que a pele se mantenha firme ao longo dos anos evitando a “queda” típica dos terços inferiores do rosto que dão um aspeto envelhecido e cansado. 

Que cuidados diários se devem ter para atenuar os sinais mais evidentes de envelhecimento?

Como referi anteriormente, o passo mais importante é a proteção solar, mesmo no inverno. Hoje sabemos que além da radiação solar existem outras fontes de luz, como a luz azul, que são impactantes no envelhecimento, daí que a recomendação do seu uso seja diária.

Além da proteção solar, é também importante manter a hidratação cutânea com uma rotina de séruns e creme adaptada a cada tipo de pele. 

É ainda de extrema importância manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e exercício físico regular, sendo estes a base da prevenção.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

A Interdecoração está de volta à Exponor

A Interdecoração está de volta à Exponor

Brinquedos didáticos, livres e que estimulem a criatividade. Onde? Na Color Square

Brinquedos didáticos, livres e que estimulem a criatividade. Onde? Na Color Square

Satélite com duas toneladas vai fazer reentrada não controlada na atmosfera da Terra esta quarta-feira

Satélite com duas toneladas vai fazer reentrada não controlada na atmosfera da Terra esta quarta-feira

Aristocratas e figuras públicas: todos são inseparáveis dos seus animais de estimação

Aristocratas e figuras públicas: todos são inseparáveis dos seus animais de estimação

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Rita Pereira desmente separação do namorado e garante:

Rita Pereira desmente separação do namorado e garante: "Nunca estivemos em crise"

Apartamento em Cascais: sobriedade contemporânea

Apartamento em Cascais: sobriedade contemporânea

Recursos da Operação Influencer foram distribuídos a diferentes juízes. Risco de decisões contraditórias à vista

Recursos da Operação Influencer foram distribuídos a diferentes juízes. Risco de decisões contraditórias à vista

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’

Teste em vídeo ao BYD Dolphin

Teste em vídeo ao BYD Dolphin

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1616

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1616

MNE português preocupado com Cabo Delgado, insiste em nova abordagem da UE

MNE português preocupado com Cabo Delgado, insiste em nova abordagem da UE

Junta-te à equipa da Exame Informática

Junta-te à equipa da Exame Informática

Em “Flor Sem Tempo”: Catarina e David desistem de casar no altar

Em “Flor Sem Tempo”: Catarina e David desistem de casar no altar

Quase 2,5 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe desde início da campanha

Quase 2,5 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe desde início da campanha

Recorde os visuais de Kate nos prémios BAFTA

Recorde os visuais de Kate nos prémios BAFTA

As pregadeiras da Avó juntam tradição e design. Há 26 figuras para levar ao peito

As pregadeiras da Avó juntam tradição e design. Há 26 figuras para levar ao peito

Livre defende aposta no SNS e rejeita

Livre defende aposta no SNS e rejeita "discurso catastrofista"

Fotos exclusivas! Francisco Monteiro troca Márcia por Joana - Triângulo amoroso

Fotos exclusivas! Francisco Monteiro troca Márcia por Joana - Triângulo amoroso

Carro do Ano: e os sete finalistas são…

Carro do Ano: e os sete finalistas são…

O caso entre Eça e o Parlamento, e viceversa

O caso entre Eça e o Parlamento, e viceversa

Pinto da Costa comprou mais de 20% das suas ações no FC Porto neste mandato

Pinto da Costa comprou mais de 20% das suas ações no FC Porto neste mandato

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘O Diário de Um Banana 1 – Um Romance Com Cartoons | Toque do Queijo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘O Diário de Um Banana 1 – Um Romance Com Cartoons | Toque do Queijo’

José Neves demite-se da liderança da Farfetch

José Neves demite-se da liderança da Farfetch

A última vaga do FILMar

A última vaga do FILMar

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Exposição: Papier & Terre Mêlée na Ojo Gallery em Lisboa

Exposição: Papier & Terre Mêlée na Ojo Gallery em Lisboa

Breve história da maquilhagem

Breve história da maquilhagem

O Memorial da Revolução de Hugo Gonçalves

O Memorial da Revolução de Hugo Gonçalves

Citroën ë-C3: O elétrico que custa 23.300 euros chega em junho

Citroën ë-C3: O elétrico que custa 23.300 euros chega em junho

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘O Tubarão na Banheira’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘O Tubarão na Banheira’

Abrir a UE a países de África, reverter a subida de juros do BCE ou aumentar a participação na NATO. O que defendem os partidos para a política externa?

Abrir a UE a países de África, reverter a subida de juros do BCE ou aumentar a participação na NATO. O que defendem os partidos para a política externa?

Assinaturas grátis de jornais, uma agência para a IA ou regular criptomoedas. O que propõem os partidos para o jornalismo, a ciência e a tecnologia?

Assinaturas grátis de jornais, uma agência para a IA ou regular criptomoedas. O que propõem os partidos para o jornalismo, a ciência e a tecnologia?

Dois festivais de vinho juntam mais de 500 produtores no Porto

Dois festivais de vinho juntam mais de 500 produtores no Porto

Acórdão no caso da queda da árvore na freguesia do Monte conhecido hoje no Tribunal da Madeira

Acórdão no caso da queda da árvore na freguesia do Monte conhecido hoje no Tribunal da Madeira

BMW CE 02 em teste: diversão na cidade

BMW CE 02 em teste: diversão na cidade

Esplanada, comida asiática e preços democráticos no Street Chow

Esplanada, comida asiática e preços democráticos no Street Chow

Especialista defende proibição da pesca da lampreia devido à escassez

Especialista defende proibição da pesca da lampreia devido à escassez

DGS rejeita surto de sarampo de

DGS rejeita surto de sarampo de "grandes dimensões" em Portugal

Inspire-se no

Inspire-se no "look" de Cláudia Vieira

A elegância de Matilde Reymão na semana da moda em Milão

A elegância de Matilde Reymão na semana da moda em Milão

World Summit Awards: Dois projetos portugueses distinguidos em iniciativa da ONU

World Summit Awards: Dois projetos portugueses distinguidos em iniciativa da ONU

Caras Decoração de fevereiro: tranquilidade e aconchego em primeiro lugar

Caras Decoração de fevereiro: tranquilidade e aconchego em primeiro lugar

Ator da SIC casa-se em cerimónia de sonho

Ator da SIC casa-se em cerimónia de sonho

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites