Prejuvenation: como melhorar a pele e retardar o envelhecimento
Prejuvenation: como melhorar a pele e retardar o envelhecimento
(Foto: Pexels by Anna Shvets)

Sabemos que o envelhecimento é inevitável e isso não tem que ser encarado com peso. Bem pelo contrário. Porém, para quem ainda não tem sinais desta passagem do tempo, tem ao seu alcance a possibilidade de retardar o seu aparecimento, prolongando a luminosidade e melhorando a textura da pele. A esta tendência chama-se Prejuvenation e é algo que está a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. Por isso mesmo, entrevistámos Juliana Pais, médica de Medicina Estética e Anti Aging na Laser Clinic, no sentido de percebermos melhor em que consiste esta técnica, a quem se aplica e quais os seus resultados concretos.

Nas gerações anteriores, os cuidados com a pele aconteciam com o aparecimento das primeiras rugas. Hoje, a prejuvenation ganha cada vez mais adeptos. Embora o nome seja autoexplicativo, em que consiste esta tendência?

De forma muito resumida, a prejuvenation consiste em atrasar o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento. E podemos fazê-lo de várias formas, desde estimular a produção de colagenio da pele, assim como preservar o volume facial e a tez natural da pele recorrendo a tratamentos especializados em clínica e cosmética adequada em casa. No fundo, podemos assumir que este termo se refere a alguns cuidados preventivos que podem ser adotados desde cedo para prevenir o envelhecimento cutâneo da pele.

E faz sentido apostar nestes tratamentos de prevenção?

Depende muito dos tratamentos. De uma forma geral não necessitamos de fazer tratamentos demasiado agressivos, nem uma combinação demasiado complexa quando falamos de prejuvenation. Acredito que uma boa rotina de Skin Care associada a alguns protocolos em clínica possam ser a chave. 

E quando falamos de Skin Care não podemos esquecer que a proteção solar é o principal passo da rotina para prevenir o envelhecimento, sendo que existem vários estudos que comprovam a sua eficácia. Além disso, o uso de antioxidantes e retinóides começam a ter cada vez mais adeptos por conseguirem atrasar os sinais do envelhecimento. Muitos são tratamentos não invasivos e rápidos, que podem ser feitos na “hora do almoço”. 

Prejuvenation: como melhorar a pele e retardar o envelhecimento
Juliana Pais é médica de Medicina Estética e Anti Aging

Agir de forma preventiva é a diferença entre uma pele mais jovem, por mais tempo, e a necessidade de agir mais intensamente quando as rugas já instaladas são mais vincadas?

Sou da opinião que “prevenir é o melhor remédio”. Sendo que isto não significa que tenhamos que ser obsessivos na busca da perfeição. Envelhecer sempre fará parte, mas porque não envelhecer com mais qualidade? Por que não atrasar os sinais do envelhecimento com recurso a alguns tratamentos que nos farão ter uma melhor qualidade de pele?

Mais fácil que tratar rugas profundas ou uma flacidez muito marcada será prevenir que surjam de forma precoce. 

A partir de que idade se pode, ou deve, começar a prevenir e a antecipar o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento?

Não existe idade estabelecida para o início de tratamentos preventivos. Vai depender muito da genética e dos cuidados prévios que tiveram com a pele. Por exemplo, pacientes que sempre tiveram cuidado com o uso de protetor solar diário e evitaram exposições excessivas ao sol irão ter um envelhecimento menos marcado e provavelmente poderão adiar tratamentos preventivos em clínica. 

Por outro lado, o recurso aos Neuromoduladores (conhecidos como Toxina Botulínica/Botox) podem estar indicados pela primeira vez num paciente com 20/25 anos porque na avaliação clínica já conseguimos identificar rugas em repouso (normalmente são paciente mais expressivos e que têm rugas vincadas mais precocemente), no entanto num outro paciente a mesma indicação pode ser feita só aos 40/45 anos, uma vez que não apresenta rugas de expressão de forma precoce. 

Com isto ressalto a importância da consulta inicial onde o paciente é avaliado e onde é feito um protocolo individualizado onde tenho em atenção também os objetivos e necessidades do paciente.

Quais são os tratamentos mais aconselhados numa fase de prevenção?

Na consulta de avaliação que realizo previamente faço as recomendações de cosmética adequadas ao tipo de pele e estabeleço um plano de seguimento a médio prazo de forma a orientar cronologicamente os procedimentos.

Na minha prática clínica, os tratamentos que mais recomendo como prejuvenation são:

  • Toxina botulínica: para prevenir as rugas de expressão do terço superior do rosto que normalmente surgem cedo em pacientes mais expressivos;
  • Skinboosters: tratamento de hidratação profunda da pele de forma a dar mais luminosidade e melhorar a textura da pele. Ótima opção também para melhorar cicatrizes de acne e fechar poros mais dilatados;
  • Protocolos de hidratação com ácido hialurônico e cocktail de vitaminas: com recurso a diferentes técnicas (desde microagulhamento ao uso de agulhas milimétricas) podemos estabelecer protocolos de hidratação da pele com resultados que se estendem à melhoria da textura da pele e luminosidade. Podem ser feitos como prevenção, mas também como manutenção em peles mais envelhecidas ou prévio a tratamentos com laser para melhorar a sua eficácia;
  • Laserterapia/Luz Pulsada Intensa: alguns equipamentos podem ser uma excelente opção para tratar patologias com acne ou rosácea, ou até hiperpigmentações (manchas) quando existentes;
  • Protocolos de esfoliação e hidratação: com recurso a equipamentos como o Hydrafacial ou com protocolos manuais como o protocolo Fillmed® podemos dar um glow à nossa pele sem necessidade de tempo de recuperação.

Hoje o acesso à informação é extenso e os jovens estão mais conscientes do que é o envelhecimento e a sua prevenção. Têm cada vez mais acesso a informação e são conscientes da variedade de tratamentos disponíveis. Compete-nos a nós, médicos, depois gerir o que estará adequado a cada paciente.

A prejuvenation vai mais além da abordagem puramente estética, pois engloba também o controlo de patologias já existentes, permitindo assim que o paciente envelheça com mais qualidade e de forma natural.

Na prática, quais os resultados que se conseguem obter?

Conseguimos melhorar a qualidade da pele, a luminosidade e a textura. Conseguimos ainda prevenir as rugas estáticas (rugas que surgem quando o rosto está em repouso, sem movimentos faciais). É ainda possível tratar patologias como rosácea ou acne evitando que se estendam ou tenham consequências visíveis na pele, como cicatrizes ou alterações de textura. 

No fundo a prejuvenation vai mais além da abordagem puramente estética, pois engloba também o controlo de patologias já existentes permitindo assim que o paciente envelheça com mais qualidade e de forma natural.

A prejuvenation é uma tendência mundial já instalada. Em Portugal também é assim?

Não considero que seja já uma tendência em Portugal, no entanto vamos percebendo que alguns pacientes estão muito informados e já nos procuram com essa preocupação. Na consulta é importante gerir aquilo que está indicado e o que possa estar inclusive contra-indicado de forma a que não façam protocolos exagerados. Manter a naturalidade é um dos lemas da minha abordagem, seja em termos de prevenção ou mesmo de tratamento. Assumir algumas rugas continua a ser o caminho mais bonito e estético.

“É importante manter a hidratação cutânea com uma rotina de séruns e creme adaptada a cada tipo de pele” 
(Foto: Pexels by Monstera)

O que é que as mulheres procuram mais nesta tendência e quais são as suas maiores preocupações?

A verdade é que não são só as mulheres que procuram, os homens também. O público masculino começa cada vez mais a interessar-se com o tema da prevenção.

O que mais procuram é evitar o surgimento das primeiras rugas, nomeadamente as rugas de expressão. No entanto, em consulta abordo cada vez mais a prevenção da flacidez, que é uma tema que faz cada vez mais sentido. A utilização de equipamentos como o ultrassom microfocado ou alguns lasers, assim como os bioestimuladores injetáveis começam a ocupar um espaço maior nos protocolos de tratamento. Estes vão permitir que a pele se mantenha firme ao longo dos anos evitando a “queda” típica dos terços inferiores do rosto que dão um aspeto envelhecido e cansado. 

Que cuidados diários se devem ter para atenuar os sinais mais evidentes de envelhecimento?

Como referi anteriormente, o passo mais importante é a proteção solar, mesmo no inverno. Hoje sabemos que além da radiação solar existem outras fontes de luz, como a luz azul, que são impactantes no envelhecimento, daí que a recomendação do seu uso seja diária.

Além da proteção solar, é também importante manter a hidratação cutânea com uma rotina de séruns e creme adaptada a cada tipo de pele. 

É ainda de extrema importância manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e exercício físico regular, sendo estes a base da prevenção.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

Ex-assistente de Meghan comenta as acusações de 'bullying'

Ex-assistente de Meghan comenta as acusações de 'bullying'

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

PCP apresenta medidas para

PCP apresenta medidas para "inverter a degradação" do SNS

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

O que é o

O que é o "Slashing", a nova tendência do mercado de trabalho

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Em “Cacau”: Regina espanca Filó e deixa-a desfigurada

Em “Cacau”: Regina espanca Filó e deixa-a desfigurada

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

"Existe uma dúvida razoável relativamente a qual das colisões é que causou a morte". Ivo Lucas atira culpas da morte de Sara Carreira para outro condutor

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites