As tendências de beleza, bem como verdades e mitos sobre o tema, têm sido amplamente difundidos (e até criados) nas redes sociais, com o TikTok a ser líder irrefutável. Contudo, nem todos os conselhos são fidedignos e é importante esclarecer os três mitos que precisamos deixar para trás no que diz respeito aos cuidados a ter com a pele.
“Os hidratantes mais acessíveis não fazem nada”
De repente, propagou-se esta ideia de que os hidratantes normais e mais acessíveis não cumprem a sua função. E isso não é verdade. Os cremes hidratantes, sejam mais caros ou mais baratos, fazem precisamente isso: hidratam. Há, contudo, peles com necessidades específicas que podem precisar de cremes com determinadas características. Mas isso não quer dizer que um creme hidratante que compra habitualmente no supermercado, por exemplo, não seja bom para a sua pele.
“Apenas o retinol que é prescrito atua efetivamente na pele”
Nada mais longe da verdade. O retinol de venda livre, que pode comprar em qualquer superfície comercial, é ótimo para a pele e deve ser usado regularmente, precisamente por ser uma forma mais suave do ácido retinóico, a fórmula que, por norma, é prescrita pelos dermatologistas. Embora seja mais suave, como dissemos, os benefícios do retinol são muitos e não o deve descurar da sua rotina de beleza.
“Os suplementos de colagénio não funcionam”
Mais uma vez, as coisas não são assim tão lineares. Os suplementos de colagénio que são feitos com peptídeos de colagénio hidrolisado têm um ação eficaz, promovendo a elasticidade da pele e a produção natural de colagénio e de elastina. São, por isso, uma ótima forma de ajudar a sua pele a manter-se jovem e iluminada.