Que a maioria das pessoas não dispensa a sua chávena de chá diária, nós já sabíamos. Que os benefícios desta bebida são muitos, também. Mas a nova tendência do momento leva-nos a utilizar o chá de forma completamente diferente daquela a que estamos habituados… E ainda bem! Isto porque nos leva a perceber como usar saquetas de chá para “pintar” os cabelos brancos. É uma alternativa natural e simples, que promete potenciar a cor natural do seu cabelo, sem ser necessário recorrer a tintas químicas ou ir ao cabeleireiro.
Para que o cabelo possa absorver a cor natural dos chás, deve estar nutrido, lavado e hidratado. Para cabelos escuros, use o chá preto que contém taninos e pigmentos naturais que ajudam a escurecer e a dar brilho, sendo ótimo para disfarçar os cabelos brancos. Além disso, a sua ação antioxidante purifica e previne a queda de cabelo. Já o chá vermelho é ideal para cabelos loiros, ruivos e castanhos claro. Embora não tenha propriedades de coloração tão intensas como outros chás, adiciona um tom quente, realçando os acobreados, conferindo suavidade e luminosidade ao cabelo. A camomila, conhecida pelas suas propriedades clareadoras e pela sua capacidade de esconder cabelos grisalhos, é perfeita para conseguir reflexos mais claros e para acalmar o couro cabeludo.
Para começar a usar o chá desta forma, prepare uma mistura mais concentrada, usando três saquetas do chá que escolher. Pode adicionar uma colher de vinagre a esta solução para intensificar a cor. Quando esta estiver fria, aplique-a no cabelo e deixe atuar, no mínimo, 45 minutos. Use, depois, água morna para retirar o preparado do cabelo e termine com água fria, para selar as cutículas. De salientar que o chá preto e o chá vermelho podem tingir a roupa e as toalhas, pelo que deve ter isso em consideração. Esta não é, contudo, uma solução permanente, pelo que a cor conseguida com o chá irá desvanecer-se com o tempo e a cada lavagem.