O fim do verão dita algumas mudanças na rotina de cuidados com a pele e o cabelo. Mas sabia que deve acontecer o mesmo com os perfumes?
As moléculas do perfume reagem a diferentes temperaturas e, como muitos de nós, ficam mais felizes em climas mais quentes.
“O perfume adora o calor do corpo para irradiar a fragrância. É por isso que o aplicamos nos pontos pulsantes”, explica Nedahl Stelio, fundadora da marca Recreation Beauty, à revista “Marie Claire Australia”. “Embora as notas de topo e de coração possam durar mais tempo no inverno, se estiver frio, é menos provável que o corpo envie perfume por toda a estrutura física, porque há menos calor corporal”, continua. “Então, naturalmente, há menos ‘projeção’ do perfume”.
Fortalecer um perfume de verão
Isto significa que o odor do seu perfume favorito será menos percetível no inverno. Porém, existem truques para fazer com que os aromas se destaquem nos meses frios.
“O perfume adora pele hidratada. Por isso, sugerimos aplicar um óleo ou creme da mesma gama antes do perfume para que este dure mais tempo. Aplique sempre nos pontos pulsantes e algumas vezes abaixo do pescoço: no chacra do coração, no plexo solar e nos pulsos”.
Na hora de ir às compras…
Ao selecionar um perfume sazonal, opte por fragrâncias quentes e profundas. “Tal como queremos comida mais quente no inverno, também nos inclinamos naturalmente para notas mais quentes — qualquer coisa picante funciona perfeitamente para nos fazer sentir aquecidas.”
Um bónus adicional destes aromas é que eles tendem a perdurar. As notas amadeiradas são particularmente duradouras, então qualquer coisa com sândalo e cedro será sua aliada. Âmbar, vetiver, semente de ambreta, baunilha e almíscar também passam no teste de durabilidade em meses frios.
Outra dica útil para cheirar bem o dia too é escolher uma eau de parfum em vez de uma eau de toilette. Isto porque o primeiro contém uma concentração maior de óleos perfumados e dura mais tempo na pele.