Em França batizaram-no de carré vintage e é um corte de cabelo tão chique como despojado.
Quando Taylor Swift cortou o cabelo, ao estilo de Anna Wintour, na primeira edição de “1989“, descobrimos que o cabelo muito curto da diretora da edição americana da Vogue se chamava carré. A sua tradução refere-se ao quadrado, a forma geométrica, com que o penteado é cortado no rosto. Mas muita coisa aconteceu desde então. Agora, Taylor é bilionária e regravou esse álbum.
Mas e o que é que aconteceu ao carré? Será que saiu de moda? É que a cantora abandonou o look em pouco tempo, o que revela algo sobre as suas complicações: difícil de usar e de manter. Agora, numa espécie de ressurgimento dos anos 90, como uma década de inspiração de beleza, a França decidiu reavivar o visual. O carré está de volta, mas já não é tão quadrado como antes, agora é mais flutuante e, para o tornar mais chique, é vintage. Ou seja, retro, antigo… sofisticado.
A edição francesa da revista Elle explicou-o através do posh bob, que Victoria Beckham, então Adams, se tornou famosa na reta final dos anos 90. Agora, chamam-lhe vintage, porque os anos 90 já são uma coisa muito antiga.
No imaginário coletivo, quando se fala de vintage parece sempre referir-se a algo anterior aos anos 60. Contudo, para redes sociais, como o TikTok, por exemplo, olhar para trás mais de duas décadas já é vintage. Assim, aquele bob polido, repartido ao meio, à altura do queixo e ligeiramente arredondado é vintage. E se o comprimento subir desde o queixo até às bochechas, é um carré vintage.
Além de Victoria Beckham ou das redes sociais, este tipo de cabelo que toma como referência os traços de cada pessoa para esculpir uma juba angulosa que enquadra o rosto já é visto na passerelle há algum tempo. Modelos como Elisa Nijman ou Taylor Lashae são o seu expoente máximo.
Além de fazer lembrar o bob italiano, por ser um cabelo mais curto, também mantém algo da estética cogumelo que incorporava camadas para criar volume ou aquele bob japonês muito curto, usado por algumas modelos japonesas antes da pandemia. A verdade é que, para além da inspiração Spice Girl, esta é uma adaptação do cabelo curto de Neve Campbell.
Se também tivermos em conta outros estilos da década, como o bob de Meredith Blake em “Pai para ti…mãe para mim”, parece bastante óbvio que, para além das nuances milimétricas, todos partilham o mesmo comprimento e penteado. Os bob muito curtos estão na moda, quase rentes ao rosto, penteados de forma tão polida que a luz se reflecte neles e mantendo um volume fofo, muito anos 90.
“Carré vintage”: a nova tendência de corte de cabelo
“Carré vintage”: a nova tendência de corte de cabelo