
Ainda não tinha chegado aos 30, quando reparei nas linhas que começavam a aparecer ao longo da minha testa. Rapidamente atribuí a culpa: as minhas sobrancelhas tendem a acompanhar o ritmo das minhas palavras. A pele, por tantas vezes ondular ao sabor do expressiva que sou, começou a vincar.
É sabido que os algoritmos das redes sociais estão treinados para nos ler a mente e, como dedução de umas breves pesquisas sobre este assunto, ‘botox’ e ‘ácido hialurónico’ começaram a ter presença frequente no meu feed.
Depois de uma longa conversa com Filipa Lisboa, diretora clínica da Ousia Clinic, eis o que precisa de saber sobre os produtos estrela da medicina estética.
Botox
O QUE É?
Botox é, na verdade, o nome de uma marca – a primeira a comercializar a toxina botulínica. Hoje em dia, já há mais marcas no mercado, mas ‘botox’ tornou-se, em muitos casos, o termo genérico para o tratamento. A melhor forma de perceber a diferença é pensar na ligação entre o Brufen (marca) e o ibuprofeno (princípio ativo). A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria costridium botulinum que, depois de purificada, pode ser usada no bloqueio de alguns sinais nervosos.
O QUE FAZ?
A toxina botulínica bloqueia temporariamente a ligação entre o nervo e o músculo, relaxando o movimento muscular e impedindo a contração que forma a ruga. Quando injetada em pontos estratégicos, a toxina vai ajudar a suavizar as linhas existentes e inibir o movimento que pode formar rugas mais profundas ao longo do tempo.
ONDE SE APLICA?
Entre as linhas mais tratadas estão as que se formam na testa quando faz uma expressão de espanto, as que aparecem entre as sobrancelhas (glabela) quando está zangada, ou os chamados pés de galinha que aparecem ao redor dos olhos quando sorri. Estas linhas começam por ser rugas dinâmicas que aparecem e desaparecem com a contração do músculo. Com a repetição, e principalmente com o envelhecimento, a pele vinca e as linhas tornam-se em rugas estáticas, perceptíveis mesmo quando o músculo relaxa. Para evitar que isto aconteça, há cada vez mais pessoas a utilizar toxina botulínica como tratamento preventivo. Ao bloquear o movimento do músculo ainda antes de a ruga se formar, está a atrasar significativamente o seu aparecimento. No caso do tratamento de rugas estáticas, o relaxamento da musculatura suaviza os vincos.
Vale lembrar que a toxina botulínica tem outras utilizações, além das estéticas. Pode ser usada, por exemplo, no tratamento da espasticidade, bruxismo, enxaquecas ou transpiração excessiva.
COMO SE APLICA?
A toxina botulínica comercializa-se em frascos selados e tem a forma de um pó branco, sendo necessária a sua diluição. A aplicação deve ser feita apenas por médicos, em clínicas credenciadas, através da injeção da substância nos pontos escolhidos para o tratamento, de acordo com cada paciente.
E OS RESULTADOS?
Os resultados começam a ser notados em dois ou cinco dias e têm o seu pico ao fim de duas semanas. Não sendo definitivos, os resultados de um tratamento com toxina botulínica duram entre quatro a seis meses, dependendo do organismo da pessoa, até que o músculo recupere a força.
Ácido Hialurónico
O QUE É?
O ácido hialurónico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo, que preenche o espaço entre as células e tem como função reter água e manter os tecidos hidratados. À medida que envelhece, o corpo produz cada vez menos ácido hialurónico, resultando numa perda de firmeza e volume da pele, que desidrata com mais facilidade.
O QUE FAZ?
Com as suas propriedades de sustentação e hidratação, o ácido hialurónico preenche os espaços entre as células e gera hidratação no local onde for injetado, aumentando o volume da área.
Há diferentes tipos de ácido hialurónico que dependem, essencialmente, do seu peso molecular. É isso que define a sua utilização. Quanto maior for o peso molecular, mais à superfície o ácido hialurónico vai ficar, promovendo a hidratação da área. Os de baixo peso molecular vão depositar-se profundamente, criando volume de forma natural.
ONDE SE APLICA?
O ácido hialurónico é principalmente usado para preencher rugas estáticas já instaladas, como os sulcos nasogenianos (que se estendem do canto do nariz às extremidades dos lábios) ou as linhas que se formam a partir do lábio superior, conhecidas como ‘código de barras’. Também pode ser usado para volumizar zonas como as maçãs do rosto, contrariando o peso da idade, que faz a pele descair. Olheiras profundas também podem ser corrigidas com ácido hialurónico.
A sua capacidade de criar volume torna o ácido hialurónico na melhor opção para tratamentos de preenchimento labial, definição de mandíbula e até para pequenas correções no nariz.
COMO SE APLICA?
O ácido hialurónico injetável é um produto em forma de gel, comercializado já na seringa de utilização. A aplicação deve ser feita apenas por médicos, em clínicas credenciadas, através de agulhas ou microcânulas (agulhas longas, de ponta arredondada e extremamente flexíveis). A flexibilidade da microcânula permite que ela escorregue entre os pequenos vasos e nervos debaixo da pele, enquanto a ponta arredondada evita que essas estruturas sejam perfuradas, diminuindo as possibilidades de hematomas após o procedimento. São usadas de forma mais ou menos superficial, de acordo com a densidade do ácido e a necessidade do paciente.
Para rugas muito marcadas ou para conseguir, em pouco tempo, volume nas maçãs do rosto, usa-se um ácido hialurónico de baixo peso molecular, depositado em profundidade, para conseguir um efeito natural. Numa pessoa mais nova, com uma pele que não tem linhas marcadas, mas está desidratada e começa a mostrar rugas de expressão, usa-se um ácido hialurónico de alto peso molecular, que fica depositado à superfície, com o objetivo de nutrir e hidratar.
E OS RESULTADOS?
Com preenchimentos de ácido hialurónico os resultados são imediatos, podendo haver algum inchaço nos primeiros dias. Dependendo do organismo de cada pessoa, da quantidade e da profundidade a que foi aplicado, os resultados duram entre nove a doze meses.
TOXINA BOTULÍNICA
Relaxa o músculo
Não dá volume
Trata rugas dinâmicas
Dura entre 4 a 6 meses
ÁCIDO HIALURÓNICO
Preenche rugas e sulcos
Volumiza
Trata rugas estáticas
Dura entre 9 a 12 meses
QUE TRATAMENTO ESCOLHER?
A escolha depende essencialmente do resultado que pretende. Muitas vezes, o tratamento ideal é o conjunto dos dois. Mas ninguém melhor do que um médico para analisar o seu caso e chegarem juntos à melhor conclusão. A toxina não vai congelar as suas emoções, nem o ácido hialurónico a vai deixar inchada e artificial. É essa a magia da medicina estética: um bom tratamento é aquele que ninguém nota que foi feito.