O óleo de amêndoa é uma excelente aposta para quem quer manter a pele bonita e bem hidratada. Presente em vários produtos de beleza, o ingrediente é rico em vitaminas e tem propriedades emolientes e oclusivas, ou seja, hidrata enquanto cria uma barreira na pele.
Composto por vários lípidos como os ácidos oleico, linoleico, palmítico e mirístico e vitaminas A, B1, B2, B6 e E, o óleo de amêndoa ainda tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo ótimo para peles sensíveis. O ativo também é muito procurado por grávidas, quando têm aprovação médica, claro, para hidratarem a zona da barriga e prevenirem o aparecimento de estrias.
Como usá-lo? Aplique o óleo após o banho, com a pele ainda ligeiramente húmida, em zonas propícias ao ressecamento, como os cotovelos e os joelhos. Em conversa com a revista Boa Forma, o dermatologista Daniel Cassiano recomenda evitar a aplicação em zonas que já são naturalmente oleosas — olá, zona T. Além disso, o especialista diz que esta não é a melhor opção para quem tem a pele naturalmente oleosa. “Por ser oclusivo, ele pode obstruir os poros e até provocar ou piorar a acne”.